Um dos maiores zagueiros da história do time, ex-camisa 6 é embaixador de projeto da equipe rubro-negra para cinco mil crianças no Brasil
Ex-zagueiro Franco Baresi está no Brasil como embaixador do Milan Camp Junior
Em toda sua carreira, Franco Baresi só vestiu duas camisas: do Milan e da seleção italiana. Um dos maiores ídolos do clube, teve sua camisa 6 aposentada quando encerrou a carreira. É dele, uma referência quando se fala em defesa do time rubro-negro, que vem o elogio a Thiago Silva:
- Ele está se tornando um ótimo jogador e vem se destacando em vários jogos do Milan. Sem dúvida, se tornará um ídolo do clube e tem tudo para brilhar lá nos próximos anos – disse o italiano ao GLOBOESPORTE.COM.
Baresi está no Brasil como embaixador do Milan Junior Camp. Neste ano, a colônia de férias temática para crianças de 8 a 13 anos está em dez cidades: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Manaus. No encerramento, é sorteada uma viagem para Milão, onde o vencedor verá um jogo do Milan no San Siro e participará de um torneio internacional. O Brasil só fica atrás da Itália no número de jovens envolvidos no projeto realizado em 42 países:
- Entendo que o investimento em tantos jogadores brasileiros na equipe principal do Milan faça crescer sempre as atenções para o clube no país, em razão da formação de ídolos. Desde 2005 acontece o Camp no Brasil e até hoje já superou a marca de cinco mil crianças participando.
Atualmente, o Milan tem Dida, Thiago Silva, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato e Mancini como jogadores brasileiros no elenco, além do técnico Leonardo. Para Baresi, o estilo do clube rubro-negro teve um casamento perfeito com a escola brasileira.
- Acredito que seja pelo tipo de jogo que o Milan joga e atrai bastante o futebol brasileiro também. Os jogadores brasileiros são muito velozes e habilidosos, o que acaba trazendo essa parte técnica para a forma de jogar do Milan, que sempre buscou o jogo ofensivo e bonito – analisou.
Projeto do Milan para crianças estará em dez cidades brasileiras neste ano
No Milan Camp, o ex-zagueiro acredita que essa filosofia também seja respeitada na interação com as crianças brasileiras:
- É uma boa troca coordenada pelo treinador italiano, do Milan, presente no Camp entre os treinadores brasileiros que também acompanham as crianças durante os dias de MJC. Proporciona às crianças novas formas de treinar futebol, agregando dois tipos de conhecimento do esporte, o que só favorece a elas.
Enquanto técnicos italianos dão aulas no Brasil, um brasileiro comanda o time profissional na Itália: Leonardo. O ex-dirigente e jogador do Milan ganhou a aprovação de Baresi até o momento.
- Penso que ele está indo muito bem. Temos que levar em conta que ele enfrentou uma época difícil no clube, com a saída do Ancelotti e do Kaká, além da aposentadoria do Maldini, e não é fácil superar mudanças tão grandes. Além disso, ele está tendo a sua primeira experiência como treinador, mas conseguiu contornar e dar estímulo aos jogadores. O Milan incorporou esta proposta, ofensiva, uma nova tática, e está tendo sucesso já em sua primeira temporada como treinador.