Capacidade será reduzida de 86 mil para 76.500 lugares, e o estádio ganhará mais quatro acessos para melhor evacuação dos torcedores
O processo de licitação das obras do Maracanã está atrasado, mas o projeto de como o estádio ficará para a Copa do Mundo de 2014 está praticamente pronto. À exceção do estacionamento com nove mil vagas exigido pelo Fifa, já foram definidos os itens internos e externos que passarão por reformulações.
O arquiteto do novo projeto do Maracanã, Daniel Fernandes, disse que está na expectativa pelo pontapé inicial das obras.
- Elaborei o projeto de Recife também. Lá já houve o processo de licitação, e espero que no Rio seja feito o mais rápido possível em relação ao Maracanã - disse.
A remodelação do estádio começa, de fato, no fim de julho e só terminará em dezembro de 2012. De acordo com o novo projeto, o Maracanã terá a capacidade reduzida de 86 mil para 76.500 torcedores. Isso porque haverá mais espaço entre os assentos. A Fifa exige distância de 45 cm entre as cadeiras retráteis.
Mais quatro acessos e duas grandes áreas vips
Outro ponto polêmico é o aumento do número de acessos ao estádio, para que o tempo de evacuação do público seja de, no máximo, 12 minutos. Para isso, os camarotes no anel superior serão destruídos, e serão construídos 110 (para 20 pessoas cada) mais próximos do campo, na mesma altura onde hoje fica a Tribuna de Imprensa.
Apesar de a nova roupagem do estádio ser inspirada no antigo Wembley, na Inglaterra, o Maracanã, por ser tombado como patrimônio público, não pode vir abaixo. No entanto, a Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer promete mudanças radicais na concepção do estádio.
Engana-se quem pensa que o Maracanã será totalmente coberto. O campo de jogo continuará aberto. A diferença é que os torcedores, independentemente do setor em que estiverem, não serão atingidos pela chuva. Para viabilizar o estádio, a secretária Márcia Lins defende a implementação de duas salas vips com área de 40 mil e 55 mil metros quadrados do outro lado da linha férrea.
FONTE: GLOBO