sexta-feira, 28 de maio de 2010

Rodada #4: seis golaços, viradão no Rio, jogão na Bahia, e Timão na ponta

Vasco desencanta, árbitro erra feio, Vitória e Galo fazem sete gols, Goiás conquista primeiro ponto, e o Corinthians agradece


elton, gol, vasco x internacional
Vasco vence o Internacional de virada: 3 a 2.
(Foto: Alexandre Cassiano/Globo)

Meio de semana repleto de golaços, seis no total, nos dez jogos da rodada #4 do Brasileirão 2010. O Vasco, que parecia entregue à ira de sua torcida no fim do primeiro tempo, desencantou, deu um viradão à sua moda sobre o Inter e venceu por 3 a 2, em São Januário. Em Salvador, Vitória e Galo fizeram um jogão, com sete gols, pixotada do goleiro atleticano Marcelo, e 4 a 3 para os baianos. A média de público caiu muito, pois, justamente nos dois clássicos, São Paulo 1 x 0 Palmeiras (15.522) e Fluminense 2 x 1 Flamengo (14.496), juntos, não conseguiram levar mais que 30.018 pagantes ao Morumbi e ao Maracanã, na quarta à noite.

Apesar do empate por 2 a 2 com o Prudente, fora de casa, o Corinthians segue na ponta da tabela com dez pontos. O surpreendente Ceará, que empatou por 0 a 0 com o Goiás, em Goiânia, poderia até ser líder, se vencesse por dois gols de diferença, mas pode festejar o quarto lugar, com oito pontos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA UMA BELA GALERIA DE FOTOS DA RODADA

Números da rodada


3,1 gols por jogo

8.279 pagantes por jogo

54 cartões amarelos

8 cartões vermelhos

E os golaços? Na quarta-feira foram dois: Conca, ao fazer o segundo do Flu na vitória por 2 a 1 sobre o Fla. Em Salvador, Muriqui acertou um chutaço de sem-pulo após lançamento de Ricardinho. Na quinta, só em São Januário, três lindos gols: Andrezinho fez, por cobertura, o segundo para o Colorado. Mas Élton e Nilton mostraram muita precisão para ajudar o Vasco e virar o jogo e vencer a primeira na edição deste ano.

No mesmo jogo, porém, a lambança da rodada em matéria de apito. Heber Roberto Lopes errou feio ao dar um pênalti inexistente de Nei em Ernani, que se jogou descaradamente. O último golaço aconteceu em Curitiba, na vitória do Atlético-PR sobre o Goianiense, por 2 a 1: Wagner Diniz costurou dois zagueiros do Atlético-GO e mandou um balaço para dentro do gol de Edson.

Os goleiros também merecem destaque, principalmente três deles: Rogério Ceni e Fábio pegaram pênaltis de forma idêntica (veja no vídeo ao lado) e garantiram as vitórias de São Paulo (1 a 0 sobre o Palmeiras) e Cruzeiro (1 a 0 sobre o Botafogo) . No Maracanã, Bruno fez, de falta, o primeiro gol de goleiro da edição 2010. Mas o Flu venceu por 2 a 1.

A média de gols subiu um pontinho em relação à rodada passada, que era a melhor até então com 30 gols. O golaço de Nilton sobre o Inter foi 31º da quarta rodada, que passa a ser a de melhor média, com 3,1 por jogo.

No entanto, a presença de público nos estádios diminuiu muito em relação à rodada #3, que teve média de 14,6 mil pagantes por jogo. Na rodada #4, com o total de 82.787 pagantes em dez partidas, a média ficou em 8.279. Na renda a queda também foi acentuada, com a rodada deste meio de semana atingindo um total de R$ 1.756.978,56, o que dá uma média de R$ 175.697,86 por jogo.

Em relação ao aspecto disciplinar, houve pequena melhora na comparação com a rodada passada. Enquanto no fim de semana foram mostrados 57 cartões amarelos e nove vermelhos, neste meio de semana foram 54 amarelos e oito vermelhos. O jogo mais disciplinado foi o de Goiânia, no empate sem gols entre Goiás e Ceará: nenhum cartão foi mostrado pelo árbitro brasileiro que irá à Copa do Mundo da África do Sul, Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS). Já o que mais deu trabalho foi a partida entre os Atléticos do Paraná e de Goiás, em Curitiba: nove amarelos e dois vermelhos.

Abaixo, os destaques da rodada – na bem-humorada análise do Globoesporte.com:


MELHOR (E O PIOR) DA RODADA #4

O erro da rodada

Ernani, do Vasco, tenta invadir a área, encara a marcação de Nei, do Inter, e se joga sobre a linha. O árbitro Héber Roberto Lopes marca pênalti a favor dos donos da casa, que fizeram desta forma o gol de empate. Mais tarde fariam outro e virariam a partida para 3 a 2.

O gol mais perdido da rodada

Após bela jogada de contra-ataque e bom passe de Misael, Washington, do Ceará, tenta bater de primeira, livre na área, mas desperdiça chance incrível de marcar, chutando de forma bisonha a bola. No fim, o time cearense ficou no 0 a 0 com o Goiás, no Serra Dourada.

O mico da rodada

Uma cena inusitada no Maracanã para fazer rir até os rubro-negros mais irritados com a derrota no Fla-Flu, na quarta-feira. Irritado com a marcação de uma falta a favor do Fluminense, o zagueiro Ronaldo Angelim, do Flamengo, se joga no chão tentando mostrar como o adversário teria simulado a infração.

O golaço da rodada

No encontro entre os Atléticos Parananese e Goianiense, na Arena da Baixada, em Curitiba, o lateral-direito Wagner Diniz avança pela direita, deixa Ramalho no chão com um corte seco, dribla Chiquinho e Jairo ao mesmo tempo, e chuta forte, sem defesa para o goleiro Edson.

SELEÇÃO DA RODADA (Troféu Armando Nogueira): Rogério Ceni (São Paulo), Wagner Diniz (Atlético-PR), Alex Silva (São Paulo), Xandão (São Paulo) e Carlinhos (Fluminense); Diguinho (Fluminense), Fábio Rochemback (Grêmio), Conca (Fluminense) e Andrezinho (Internacional); Schwenck (Vitória) e Jonas (Grêmio). Técnico: Muricy Ramalho (Fluminense)

SELEBABA DA RODADA (3-5-2): Marcelo (Atlético-MG), Nino (Vitória), Fabão (Guarani), Fabiano Eller (Internacional) e Pará (Avaí); Fernando (Flamengo), Toró (Flamengo), Diguinho (Botafogo) e Keninha (Atlético-GO); Henrique Dias (Grêmio Prudente) e William (Grêmio).
Técnico: Rogério Lourenço (Flamengo)

fonte: globo