segunda-feira, 31 de maio de 2010

Técnico do Zimbábue avisa: 'Temos que atacar o Brasil'

Norman Mapeza diz que amistoso será uma honra para o país, mas que não permitirá fotos ou autógrafos antes da partida


Norman Mapeza, técnico do Zimbábue
Norman Mapeza, técnico do Zimbábue disse que
jogar com o Brasil será uma honra (Reprodução)

Logo no primeiro minuto da entrevista por telefone direto de Harare, capital do Zimbábue, o técnico Norman Mapeza desandou a elogiar o Brasil. Disse que enfrentar "o melhor time do mundo" era uma honra e um orgulho para todo o país. Parecia até um fã - e não um treinador - tamanha era sua empolgação.

Até ele deve ter percebido isso, porque logo depois mudou o tom. Avisou que não permitirá tietagem de seus jogadores antes da partida, prometeu que vai atacar a seleção, relutou em apontar qualquer destaque individual no adversário de quarta-feira e ainda deu de ombros ao ser perguntado se gostaria de algum brasileiro em seu time: "já tenho meus próprios jogadores e estou feliz com eles", disparou Mapeza, hoje com 38 anos, foi ex-jogador da seleção. Atuou em mais de 90 partidas pelo Zimbábue e passou até pelo Galatasaray da Turquia. Tem prestígio no país, mas sabe que pode tripicá-lo se sua equipe conseguir impor alguma dificuldade ao Brasil no amistoso de quarta-feira.

GLOBOESPORTE.COM: Para você o que significa enfrentar o Brasil?

NORMAN MAPEZA: Penso que é uma honra, não só para mim e para meus jogadores como para todo o país. Quem não gostaria de jogar contra o melhor time do mundo? Isso é muito significativo, ainda mais para um país como o Zimbábue. Receber a seleção brasileira será um orgulho.

GE.COM: Você permitirá que seus jogadores peçam autógrafos e fotos com os brasileiros antes da partida?

NM: Jamais. Teremos aquela foto coletiva com todos juntos e é só. Depois da partida eles podem fazer o que quiserem, mas antes não. Isso aqui é futebol, não cabe este tipo de coisa. Quando entrarmos em campo temos que encarar o Brasil como um adversário comum, esquecer que do outro lado estão jogadores famosos como o Kaká. Temos que jogar nosso futebol.

GE.COM: Então quer dizer que o Zimbábue vai atacar o Brasil?

NM: Em primeiro lugar queremos jogar bem. E não se faz isso apenas se defendendo. Vamos procurar jogar nosso futebol.

GE.COM: Isso significa atacar?

NM: Sim, temos que atacar o Brasil. O futebol é um idioma único para todos os países e se resolve no campo. Temos que buscar o gol, é assim que se joga.

GE.COM: Essa será a partida mais importante de sua carreira?

NM: Não sei, já participei de muitas partidas na minha vida...

GE.COM: Qual jogador você destaca no Brasil?

NM: Prefiro não destacar ninguém, o time inteiro é formado por grandes jogadores, não tem como apontar um. E também não adianta dar nomes. Como eu disse antes, temos que pensar que estamos enfrentando o Brasil e não Kaká ou outro jogador.

GE.COM: Mas qual deles você gostaria de ter no seu time?

NM: Nenhum. Já tenho meus próprios jogadores e estou feliz com eles.

FONTE: GLOBO