segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mourinho entra na galáxia: 'Penso em títulos na primeira temporada'

Durante entrevista coletiva na apresentação, treinador do Real se enrola nos idiomas, mas fala em espanhol, inglês e italiano, além do português


Uma mistura de idiomas na apresentação do treinador José Mourinho ao Real Madrid. O técnico português durante a primeira entrevista já como o novo galáctico do time merengue, nesta segunda-feira, mesclou um pouco de espanhol com italiano, e falou também em sua língua e no inglês, conforme a nacionalidade de quem perguntava. O treinador, que assinou um contrato até junho de 2014, esteve reunido com dirigentes do clube da capital espanhola, entre eles o presidente Florentino Pérez, o diretor Jorge Valdano e o gerente esportivo, Miguel Pardeza.

- Penso em títulos na primeira temporada. A promessa é que sou o José Mourinho, e o José Mourinho trabalha muito, trabalha bem, dedica-se aos limites. Crio empatia com as pessoas com quem trabalho e vou ser igual aqui - disse Mourinho, que pediu desculpas pelo seu espanhol e inglês arranhado.

José Mourinho ao lado de valdano na coletiva de imprensa do Real Madrid
José Mourinho ao lado de Valdano na coletiva de imprensa do Real Madrid (Foto: agência EFE)

Mourinho já traçou os seus objetivos e disse que espera fazer sucesso no Bernabéu já na primeira temporada.

- Os meus objetivos no Real não são diferentes dos outros clubes. Gosto da pressão, não gosto da proteção de dizer que preciso de três, quatro, cinco anos, para atingir objetivos. Penso que a segunda temporada é o grande ano, onde se encontra o equilíbrio entre o crescimento de uma equipe e do seu treinador. Foi no segundo que fomos campeões europeus no Porto e no Inter. Foi sempre no primeiro ano que ganhamos campeonatos nacionais. Não precisamos de muito tempo para construir um time. Temos que ter uma identidade própria. A luta vai ser sempre pelos títulos - disse.

O clube de Madri entregou ao novo treinador uma caneta gravada com o escudo do clube, a réplica do estádio Santiago Bernabéu, um relógio de ouro e uma camisa com seu nome e o número um nas costas.

Sobre transformar o Real Madrid em um time vencedor a partir de julho, Mourinho revelou que primeiro terá que conhecer o clube profundamente.

- Primeiro de tudo, é conhecer todos, falar o menos possível e tentar perceber melhor a realidade do meu novo clube. Diagnosticar é o mais importante do que decidir e é o que quero, com a maior confiança nas pessoas que trabalham e conhecem o clube, tentar diagnosticar o tudol para depois transformar algumas coisas e adaptar algumas do meu modo de trabalhar - encerrou.

FONTE: GLOBO