quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Entenda por que tantas pessoas não pagam para entrar no Maracanã

Diferentemente do Inter, clubes de São Paulo e do Ceará também deixam de arrecadar no Pacaembu e no Castelão por conta dos ingressos gratuitos

Por Fabrício Costa Rio de Janeiro

Montagem: Torcidas de Vasco e Fluminense
Torcidas de Vasco e Fluminense bateram o recorde de
público (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O clássico Vasco x Fluminense bateu recorde de público no Campeonato Brasileiro deste ano. No total, 80.080 torcedores compareceram ao Maracanã, no último domingo. Um bom público. Mas o que mais chamou a atenção foi a quantidade de ingressos de cortesias. 13.323. "Apenas" 66.757 pagaram para assistir ao espetáculo, e grande parte dos caronas está apoiada por uma lei estadual de gratuidades.

O número expressivo de ingressos gratuitos deve ser bastante reduzido por conta das obras no estádio. Com a redução da capacidade para 45 mil, deve cair quase pela metade, ao menos nos próximos 50 dias - o tempo previsto de duração da reforma.

Para o jogo entre Flamengo e Atlético-MG, por exemplo, nesta quinta-feira, haverá 4.500 gratuidades: 1.200 para as arquibancadas verde A (entrada pelo Bellini), 1.100 para a verde B (entrada da Uerj) e 2.200 para a amarela.

Público de Vasco x Fluminense
Público Presente 80.080
Público Pagante 66.757
Camarotes 1.313
Cadeiras Perpétuas 1.832
Gratuidade para maiores de 65 anos 1.012
Pessoas Portadoras de necessidades especiais 123
Gratuidade para menores de 12 anos 5.313
Tribuna de honra 143
Tribuna desportiva 81
Tribuna de imprensa 506
Cortesias Ferj 400
Cortesias Suderj 1.000
Cortesias do Vasco 1.600
Cortesias do Fluminense 1.600

De acordo com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), os clubes cariocas são obrigados a separar 10% da carga total de ingressos para o grupo dos menores de 12 anos, maiores de 65 anos e portadores de necessidades especiais. Há uma lei estadual sobre essa questão. Além disso, não entram na conta do público pagante as 5.500 carteiras perpétuas e os 1.971 camarotes. Sem falar nos cerca de 400 bilhetes cedidos, respectivamente, à Ferj, 1.000 à Suderj. E as entradas contabilizadas nas Tribunas de Honra, Desportiva e de Imprensa.

Pacaembu

No Pacaembu, também existe uma lei, nesse caso municipal, que determina a entrada gratuita de idosos, crianças e deficientes. A diferença é que não há um limite para a distribuição de gratuidades. Motivo de queda brusca na arrecadação? Nem tanto. No último clássico realizado no estádio, dos 30.632 presentes, 2.473 (8%) não pagaram entradas.

- Estamos tentando colocar um limitador nas gratuidades, mas, por enquanto, não conseguimos mexer na lei - afirmou o gerente de arrecadação do Corinthians, Lucio Blanco.

Castelão e Beira-Rio

Já no Castelão, não há cadeiras perpétuas nem espaço reservado para autoridades. O que diminui o número de gratuidades. No entanto, o secretário de Esportes, Ferruccio Feitosa, diz que policiais e ex-atletas têm passe livre no estádio.

torcida do Internacional no Beira-Rio
Diretoria do Inter libera quem quer no Beira-Rio
(Foto: Edu Rickes / GLOBOESPORTE.COM)

- São cerca de 1.500 ingressos gratuitos por jogo. Entram na conta os menores de 12 anos, os idosos acima de 65 e os deficientes físicos. Além dos 110 lugares da área reservada à imprensa, sendo que a capacidade do estádio é de 59.702 lugares - disse.

Por outro lado, o Beira-Rio é o estádio que menos perde com as gratuidades - se comparado ao Maracanã, Pacaembu, Castelão e Beira-Rio. Com exceção dos menores de 12 anos, idosos e portadores de necessidades especiais não têm direito à entrada gratuita. O local é particular, e o Inter não coloca ingressos à venda - há comercialização somente entre os sócios. Com isso, o clube cede gratuidades como bem entende. Mesmo assim, há compensações para o clube não ter prejuízo.

- Colocamos 3.500 ingressos à disposição das crianças, que são nossos futuros sócios e torcedores, além dos funcionários do clube e dos ex-atletas. A polícia também está nesse bolo. Mas os donos dos 33 camarotes no Beira-Rio pagam R$ 80 mil cada um por ano, assim como os representantes das 20 suítes despendem cada um R$ 120 anuais. Quem tem cadeira perpétua (1.100 no total) também deve pagar uma mensalidade, apesar de ter 50% de desconto em relação ao sócio comum. E só há 50 lugares para a Tribuna de Honra - garantiu o vice-presidente administrativo do Colorado, Décio Hartmann.

fonte: globo