sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rodada#16: tropeços em casa, prova de eficiência e passagem de lanterna

Apenas Botafogo e Cruzeiro vencem como mandantes. Fluminense abre cinco pontos de vantagem sobre o vice e Goiás cai para a última colocação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Líder, com sobras. Este é o Fluminense, que bateu o Goiás por 3 a 0, no Serra Dourada, na quarta-feira, e abriu cinco pontos de vantagem sobre o vice Corinthians. Na primeira partida do meia Deco como titular, o time das Laranjeiras - com 75% de aproveitamento na competição - deu nova prova de eficiência e ainda contribuiu para uma das principais recorrências da 16ª rodada – os mandantes frustrados. Dos dez jogos do meio de semana, apenas dois terminaram em festa da torcida local - a vitória do Cruzeiro sobre o Timão, por 1 a 0, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e o triunfo do Botafogo - o quinto seguido do time de Joel Santana - pelo mesmo placar, diante do Ceará, no Engenhão. No total, foram cinco visitantes vitoriosos, três empates – dois deles sem gols – e apenas dois anfitriões satisfeitos.

Confira a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro

Números da rodada
1,5 gol por jogo (15 gols)

37 cartões amarelos

4 cartões vermelhos

Além da gordura adquirida, a viagem do Flu a Goiânia serviu para promover uma mudança no extremo oposto da tabela, e para de acirrar ainda mais a rivalidade local. Isso porque, com a surpreendente vitória sobre o Palmeiras, por 3 a 0, nesta quinta, no Pacaembu, o Atlético-GO estragou a festa dos paulistas, que celebravam os 96 anos do clube, e passaram a lanterna para o conturbado Esmeraldino - que vai mal dentro e fora dos campos, em meio a crises políticas. Elias marcou os três gols da partida, descrita pelo técnico Luiz Felipe Scolari como "um banho de bola".

A rodada dos visitantes enjoados foi benéfica, também, para o Inter, campeão da Taça Libertadores, que foi à Ressacada e venceu o Avaí, por 1 a 0. Foi o primeiro triunfo colorado desde a conquista do título continental, com direito ao gol histórico de Índio, que se tornou o maior zagueiro-artilheiro do clube gaúcho, superando Figueroa, e deixou o time encostado no G-4, com 24 pontos, na quinta posição. Vale lembrar que os comandados de Celso Roth, assim como o Santos, disputaram uma rodada a menos que as demais equipes, por conta da final da Libertadores.

Vencedores e perdedores à parte, um lance que não pôde ser comemorado por ninguém, na quarta, foi o que ocasionou a lesão do meia Paulo Henrique Ganso, do Peixe, na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Olímpico. O jogador pisou em falso, dentro da área gremista, teve que deixar a partida e teve a confirmação de que rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo. O jogador passará por cirurgia e ficará fora dos campos por cerca de seis meses.

SELEÇÃO DA RODADA #16
Fábio (Cruzeiro) - 7,5, Mariano (Fluminense) - 6,5, Rhodolfo (Atlético-PR) - 6,5, Cláudio Caçapa (Cruzeiro) - 7,0 e Egídio (Vitória) - 6,0; Rodriguinho (Santos) - 6,5, Tinga (Internacional) - 7,5, D'Alessandro (Internacional) - 8,0 e Elias (Atlético-GO) - 9,5; Neymar (Santos) - 6,5 e Jobson (Botafogo) - 7,0. Técnico: Cuca (Cruzeiro) - 7,0.

SELEBABA DA RODADA #16
Marcos (Palmeiras), Vítor (Palmeiras), Reniê (Vitória), Danilo (Palmeiras) e Gabriel Silva (Palmeiras); Tinga (Palmeiras), Paulinho (Corinthians), Deyvid Sacconi (Grêmio Prudente) e Diego Souza (Atlético-MG); Luan (Palmeiras) e Souza (Corinthians). Técnico: Felipão (Palmeiras).

O MELHOR (E O PIOR) DA RODADA #16

Gol mais perdido da rodada: A concorrência foi forte, já que Leandro Amaral e Diego Tardelli se esforçaram no duelo entre Fla e Galo, mas o zagueiro Gum, do Fluminense levou o troféu. Em um lance incrível dentro da área do Goiás, o defensor, que tem o hábito de balançar as redes, recebeu passe de Conca, mas não soube o que fazer com a bola diante do gol quase vazio e acabou chutando em cima do defensor esmeraldino.

Desabafo da rodada: Com dois jogos terminados com placar em branco, a rodada pode não ter proporcionado um show de pontaria dos atacantes, pelo menos não no que diz respeito à bola e a baliza. Mas no 0 a 0 entre São Paulo e Vasco, no Morumbi, Fernandinho - em momento de frustração - resolveu "praticar" na bandeira de escanteio e teve que ouvir a bronca do árbitro Carlos Eugênio Simon depois de partir o mastro em dois.

Invasor da rodada: Não foi um torcedor revoltado, nem um exibicionista de plantão. Quem resolveu se intrometer na disputa entre Vitória e Guarani - que empataram em 1 a 1, no Barradão - foi um sapo. Mas, apesar da visita fora de hora, o animal não fez nada além de assustar o goleiro Viáfara, que saltou sobre para evitar um pisão.

Muralha da rodada: A partida no Maracanã não teve um bom nível técnico, o zero no placar de Flamengo x Atlético-MG já dá uma mostra disso, mas a pequena torcida que compareceu ao estádio não pôde ver um gol graças ao experiente goleiro Fábio Costa, que no fim do jogo usou todo o seu reflexo para desviar um belo chute a queima-roupa de Val Baiano. A bola ainda explodiu no travessão.

Erro da rodada: No pênalti perdido por Bruno César na derrota do Corinthians para o Cruzeiro, por 1 a 0, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, o maior equívoco foi da arbitragem comandada por Sandro Meira Ricci (DF), que deveria ter mandado a cobrança ser repetida, já que houve invasão de área por parte de jogadores da equipe mineira.

Golaço da rodada: Na vitória do Fluminense sobre o Goiás, na quarta-feira, no Serra Dourada, o primeiro gol do líder do Campeonato Brasileiro, foi um primor de toques de bola. No fim coube a Washington completar de primeira um passe, também de primeira, de Deco, para abrir o caminho dos 3 a 0 do Tricolor das Laranjeiras.

Mico da rodada: A fase do São Paulo não é realmente das mais animadoras. No péssimo 0 a 0 com o Vasco, no Morumbi, além da falta de gols, o torcedor ainda teve de assistir a uma cena grotesca: irritado com mais uma jogada errada de seu time, o atacante Fernandinho chutou a bandeirinha de escanteio. Só não contava que ela fosse se quebrar. Ele ainda tentou consertar, encaixando as peças quebradas.

Drible da rodada: O Inter vive mesmo uma fase iluminada. Além da importante vitória sobre o Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, ainda teve em seu meia argentino D'Alessandro a jogada mais bonita da partida e o drible mais sensacional da rodada. O jogador colorado colocou a bola por entre as pernas do atacante Robinho. O jogador do time catarinense ficou irritado com o lance e deu uma pancada sem bola no argentino. Feio isto, lindo o lance.

fonte: globo