quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Futuro técnico do São Paulo deve estar de olho no time

Treinadores mais cotados têm nesta quarta-feira, contra o Vasco, a chance de analisar o Tricolor


Leonardo, Paulo Autuori, Antônio Lopes e Luxemburgo são os mais cotados

Leonardo, Paulo Autuori, Antônio Lopes e Luxemburgo são os mais cotados

Gabriel Saraceni
Gabriel Saraceni SÃO PAULO
Entre em contato
Marcelo Braga
Marcelo Braga SÃO PAULO
Entre em contato

De olho na vaga do interino Sérgio Baresi, dos problemas que podem encontrar pela frente e de um possível desafio na carreira, caso seja escolhido. Paulo Autuori, Antônio Lopes, Vanderlei Luxemburgo e Leonardo, os mais cotados para assumirem o São Paulo, contam com uma “obrigação” para esta quarta-feira. Os quatro, na televisão, no computador ou no rádio, devem estar ligados no jogo contra o Vasco, às 22h, no Morumbi, com transmissão em tempo real pelo LANCENET! .

A diretoria, que antes não tinha pressa em anunciar oficialmente um comandante para a temporada, agora corre atrás para definir um nome. Baresi não agradou, então é preciso substituí-lo rapidamente. Caso contrário, a situação, que já não é das melhores, pode piorar.

Enquete Qual técnico tem mais perfil para assumir o São Paulo?

A tendência é a de que até quinta-feira um novo treinador seja anunciado. Seja depois da partida contra o Vasco ou então durante a tarde, a cúpula planeja definir alguém para o cargo. E os quatro já citados são os prediletos dos dirigentes, cada um com seus prós e contras (leia mais detalhes abaixo).

– Estamos preocupados para que essa situação vexatória não exista mais. Não temos um nome definido. A questão é complexa. Neste momento, não procuramos ninguém – afirmou o vice de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

– No momento é minha grande oportunidade, estou dando meu melhor e com um trabalho muito bem feito e planejado por toda a comissão. Não sei o que vai acontecer, mas estou focado no Vasco. Se chegar outro, vamos pensar. Por enquanto, as ações estão voltadas para este jogo. É difícil, mas vamos ter de achar uma fórmula mágica para tentar ganhar e aí as coisas vão acontecer normalmente – revelou Sérgio Baresi.

Comente a provável "despedida" de Baresi do São Paulo

Com o Tricolor em 15º na tabela e hoje mais próximo da zona do rebaixamento do que do G4, quem quer que seja o escolhido, já sabe que vai ter trabalho. Os “vícios” do elenco e da diretoria são muitos. Interinamente, por enquanto, Baresi passa longe de conseguir uma solução para os problemas, que só aumentaram nos exatos 16 dias de comando.

Contra o Vasco, em campo, boa hora para os jogadores mostrarem trabalho. Se forem bem, vão ganhar pontos com o futuro novo técnico.

CandidatoSituaçãoOnde vai estar?
Paulo AutuoriEmpregado no Al-Rayyan (QAT), não tem multa rescisória. Mas, por ter recebido um adiantamento quando contratado, teria de devolver o montante, ressarcido pelo Sampa. O salário do treinador também é alto e, segundo apurou a reportagem do LANCENET!, em princípio, não aceitaria ganhar menos.
Em Ar-Rayyan (QAT), para ver o São Paulo, Autuori vai ter de acordar bem cedo. Como, no Brasil, a partida terá início às 22h, no local onde ele está, terá de levantar às 5h, já que o fuso entre um país e outro é de sete horas de diferença.
Antônio LopesTem contrato com o Avaí, clube pelo qual tem feito boa campanha. Contra o São Paulo, inclusive, vitória por 2 a 1. A multa para deixar o clube não é alta, e também negociável. O salário não seria alto. Não é unanimidade na diretoria do Sampa.
Nesta quarta-feira, às 19h30, na Ressacada, em Florianópolis, o Avaí enfrentará o Internacional. Ainda no estádio, depois de conceder rapidamente sua entrevista coletiva aos jornalistas, Lopes vai poder acompanhar o Tricolor. O segundo tempo, se correr, já dá para assistir em casa, mais tranquilo.
Vanderlei LuxemburgoEstá no Atlético-MG, com quem tem contrato até o fim do ano que vem. Sua multa é de R$ 1,8 milhão. Não está bem, tanto que hoje está entre os clubes que seriam rebaixados para a Série B. Na diretoria do Galo, já não é mais unanimidade. Com salário alto, a diretoria do Sampa teria de investir pesado para contar com o treinador. Como o Atlético-MG só vai jogar na quinta, contra o Flamengo, no Maracanã, Luxemburgo, já concentrado para o jogo do Galo, vai poder acompanhar o São Paulo em detalhes.
LeonardoDepois de dirigir o Milan (ITA), onde não foi bem, está desempregado. Perante a diretoria do Sampa, não é unanimidade, já que tem pouca experiência no mercado. É um nome ainda em estudo, por isso o menos cotado para assumir o posto. A identificação com o clube joga a seu favor.
Como não tem clube, está em férias. Com isso, vai poder escolher onde acompanhar a partida, sem preocupação alguma com outros compromissos. É o único que pode, inclusive, ir ao Morumbi assistir ao jogo mais de perto e detectar os defeitos.