segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Silas não teme pressão da torcida: ‘No Flamengo, vai ser diferente’

Tratado como aposta no Grêmio, técnico sempre trabalhou cercado pela desconfiança dos tricolores no estádio Olímpico

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Nos oito meses de trabalho no Grêmio, entre dezembro de 2009 e agosto deste ano, o técnico Silas teve de conviver com a desconfiança de boa parte dos tricolores. Nem mesmo o título do Campeonato Gaúcho, quebrando um jejum que incomodava a torcida azul desde 2007, e a disputa da semifinal da Copa do Brasil, quando foi superado pelo Santos (que foi o campeão), serviram para sustentá-lo no cargo após uma série de resultados ruins no Brasileirão.

Demitido de um gigante do futebol, até então considerado por ele o maior desafio da carreira, foi anunciado neste domingo como novo treinador do Flamengo e assistiu à derrota do time por 2 a 1 para o Guarani. Ele diz que chega feliz, otimista e sem medo da pressão. Acredita que contará com o apoio e a paciência dos rubro-negros.

- Acredito que o Grêmio foi um grande desafio também. Não acredito que será uma torcida tão insatisfeita como foi a do Grêmio, que vinha incomodada pelos resultados ruins há muito tempo. Foi um trabalho até o meio do ano com 92% de aproveitamento. Saímos com mais de 70%. Sempre houve uma desconfiança. No Flamengo, vai ser diferente. Sou parte do projeto que o Zico (diretor executivo) e a Patrícia (Amorim, presidente) estão implantando no clube, de profissionalismo, de seriedade. Estou feliz demais porque é mais um trabalho grande, de muita pressão. Saí de um clube vitorioso e vou entrar em outro.

Silas será apresentado nesta segunda-feira e deve estrear na próxima quarta, quando o Flamengo enfrentará o Cruzeiro, às 22h (de Brasília), em Minas. Desta vez, acredita que não será rotulado como aposta.

- O torcedor cobra desempenho, cobra profissionalismo e, acima de tudo, amor. E é isso que vou tratar de colocar em campo. Pelo menos é a minha proposta. Sem essas três coisas, não tem como não dar certo. O que fica sempre no futebol é a última impressão. Quando se fala em treinador demitido, dá uma ideia muito depreciativa. A única coisa diferente que aconteceu comigo e não aconteceu com Felipão e o Luxemburgo, é que eu não tenho o nome que eles têm. O Palmeiras e o Atlético-MG mantiveram os treinadores no cargo apesar dos resultados ruins.

O técnico firmou contrato com o Rubro-Negro por um ano. Na Gávea, vai encontrar um jogador que chegou a indicar para o Grêmio, mas o clube gaúcho não conseguiu contratá-lo.

- Tinha indicado o Diogo (atacante) para o Grêmio, mas não foi possível. É um jogador que vai ajudar muito. Deivid (atacante) também é uma novidade muito positiva. A diretoria do Flamengo está de parabéns por ter contratado estes jogadores. O elenco é forte, com atletas chegando, de muita qualidade, outros que recentemente foram campeões brasileiros. Vamos juntar essas forças e novamente buscar coisa grande neste Brasileirão.

fonte: globo