segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Após tiroteio, mexicanos reforçam segurança e pedem paz em clássico

Jogo entre América e Atlas é marcado por apelos contra a violência e revistas rigorosas até em crianças na entrada do estádio

Por GLOBOESPORTE.COMCidade do México

O tiroteio que causou enorme confusão neste sábado na partida entre Santos Laguna e Monarcas Morelia, pelo Campeonato Mexicano, ainda está vivo na memória de torcedores e organizadores da competição. Três partidas encerraram a sexta rodada da liga nacional neste domingo, entre elas o clássico entre América e Atlas no estádio Azteca, na capital do país. Além de um esquerma de segurança rigoroso, em que até crianças passaram por revistas antes do jogo, uma faixa com um apelo pela paz foi estendida no gramado.

atlas x américa do méxico  (Foto: Reuters)Antes de América e Atlas uma mensagem de paz foi exibida no gramado do estádio Azteca (Foto: Reuters)

"Juntos por um México sem violência", dizia a mensagem.

A confusão aconteceu neste sábado no estádio Territorio Santos Modelo, em Torreón, quando jogadores e torcedores ouviram disparos e deram início à uma correria no meio da partida entre Santos Laguna e Monarcas Morelia.

atlas x américa do méxico  (Foto: Reuters)Policial revista criança na entrada do estádio Azteca
antes do jogo entre América e Atlas (Foto: Reuters)

Pouco depois da confusão, o presidente do Santos Laguna, Alejandro Irarragorri, foi ao centro do gramado ao lado do goleiro e capitão Oswaldo Sánchez, para tentar acalmar o público. Com um microfone na mão, ele utilizou o sistema de som para dizer que o tiroteio havia parado, anunciou que não havia feridos dentro do estádio e disse que os torcedores poderiam ficar ali até ficarem tranquilos para deixarem o local.

A Federação Mexicana suspendeu o jogo e vai determinar uma nova data para a disputa.

No duelo deste domingo, o América do México venceu o Atlas por 5 a 2.

atlas x américa do méxico  (Foto: Reuters)Segurança reforçada: crianças são revistadas no dia seguinte ao tiroteio que interrompeu jogo no México (Foto: Reuters)fonte: globo