terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fator Felipe: grupo do Vasco lamenta perda 'irreparável' de um líder

Depois de Ricardo Gomes classificar jogador como insubstituível, Juninho Pernambucano exalta qualidade do meia

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro

Felipe no treino do Vasco (Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET )Machucado, Felipe será desfalque por 30 dias
(Foto: Maurício Val / FOTOCOM.NET )

Visão de jogo, técnica e liderança. Essas são algumas das qualidades atribuídas a Felipe no Vasco. Por isso, a ausência do meia por 30 dias, para se recuperar de uma artroscopia no joelho direito, foi muito lamentada em São Januário. O técnico Ricardo Gomes, por exemplo, classificou a perda como irreperável, e o grupo admite que vai sentir o desfalque.

Desfalque esse que extrapola o aspecto técnico. No Vasco, é unânime a opinião de que Felipe faz a diferença a favor da equipe. Se aos 33 anos apresenta desgaste físico durante as partidas, o camisa 6 mostra que compensa isso transmitindo liderança, técnica e experiência a um grupo relativamente jovem. Sem ele, o time cruz-maltino enfrentou o Fluminense, no último domingo, com uma equipe com média de idade de 23,4 anos.

Desde que estreou no Campeonato Brasileiro, na quinta rodada, Felipe disputou 11 das 14 partidas do Vasco na competição, sendo que nove como titular, e marcou dois gols. Com ele em campo, a equipe teve seis vitórias, dois empates e três derrotas. De todos os 48 jogos do time na temporada 2011, o meia participou de 38 e marcou cinco gols.

Juninho Pernambucano reencontrou Felipe no Vasco após dez anos. E não demorou nada para ter a certeza de que a equipe perderá muito nos 30 dias em que estiver sem um de seus principais jogadores. O camisa 8 disse, inclusive, não dar muita importância ao fato de concentrar uma parte maior da responsabilidade de comandar o time em campo enquanto o companheiro estiver entregue ao departamento médico.

- A responsabilidade não me incomoda, mas sim a ausência do Felipe. É um jogador de qualidade e que tem uma liderança no grupo que é maior do que a minha. Vamos torcer para que a cirurgia seja bem feita e que a recuperação seja rápida. Perder um jogador do nível do Felipe nesse estágio da competição é ruim, mas acho que temos condições de seguir com bons resultados - observou Juninho.

Desde que se reencontraram, Juninho e Felipe atuaram quatro vezes juntos na equipe titular do Vasco. O Reizinho não escondeu que espera o retorno do companheiro para retomar a parceira e estendê-la.

- Estava ansioso para jogarmos juntos novamente e ajudarmos o Vasco a vencer, como fizemos contra Internacional e Atlético-PR - disse.

fonte: globo