terça-feira, 23 de agosto de 2011

Luisão será o gringo com mais jogos pela Uefa na história do futebol luso

Nesta quarta, contra o Twente, zagueiro do Benfica suplantará Aloísio, outro defensor brasileiro, mas que defendeu o Porto entre 1990 e 2000

Por GLOBOESPORTE.COMLisboa, Portugal

Luisão do Benfica comemora com a taça (Foto: Reuters)Quarta, Luisão baterá nova marca pelo Benfica
(Foto: Reuters)

Luisão segue escrevendo com páginas douradas sua trajetória no Benfica e no futebol português. Após se tornar o estrangeiro que mais vezes vestiu a ‘encarnada’ (300 jogos), o zagueiro brasileiro está a um passo de se tornar o gringo com maior número de participações em jogos na Uefa em se tratando de futebol português, segundo informações do diário "A Bola".

Nesta quarta-feira, contra o Twente-HOL (partida de volta dos playoffs da Liga dos Campeões), o defensor ultrapassará a marca de outro brasuca, Aloísio, revelado no Internacional e com boa passagem também pelo Barcelona, mas com destaque em gramados lusos defendendo o Porto, clube em que esteve entre 1990 e 2000.

Carinhosamente conhecido pela torcida portista como Coração de Dragão, Aloísio formou dupla de zaga com Fernando Couto e depois com Jorge Costa, com quem marcou época no clube. O jogador colecionou títulos pelo Porto, somando um total de 18 conquistas, sendo sete na Liga Portuguesa, sete Supertaças da Portugal e quatro Taças de Portugal. Tais números fazem de Aloísio o estrangeiro com maior número de conquistas no país.

Parecendo inspirado no compatriota, Luisão também faz história no futebol português como mais um jogador brasileiro bem sucedido. Desde 2003 no Benfica, o defensor de 30 anos bate recordes e já levantou sete canecos pelos Águias, sendo dois campeonatos da Liga (2004/05 e 2004/2010), uma Supertaça de Portugal (2005), uma Taça de Portugal (2003/04) e três Taças da Liga (2008/09, 2009/10 e 2010/11).

Anderson Luis da Silva, o Luisão, é paulista de Amparo e começou profissionalmente no Juventus. Transferiu-se me 2000 para o Cruzeiro e, após três temporadas, foi para o Benfica. O jogador é irmão do também zagueiro Alex Silva, hoje no Flamengo.

fonte: globo