Umidade relativa do ar chegou a 12%, nível semelhante ao de deserto.
Romário realizou vistorias nas obras para a Copa do Mundo de 2014.
O deputado federal Romário de Souza Faria (PSB-RJ) passou mal, na tarde desta segunda-feira (15), em Cuiabá, no dia em que a umidade relativa do ar chegou a 12%, nível equivalente ao de deserto, e a temperatura atingiu os 39º C, segundo o 9° Distrito de Meteorologia, vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Romário veio até a capital de Mato Grosso para participar do Fórum Legislativo das Cidades Sedes da Copa do Mundo de 2014 e avaliar o andamento das obras.
O atacante aposentado não conseguiu acompanhar os demais parlamentares em visita às obras da Arena Pantanal, estádio que está sendo construído para receber os jogos da Copa.
- Só não pude acompanhar [a visita] porque o calor é brabo. Me pegou meio desprevenido. Quando falar em calor, prefiro sunga em vez de terno - disse em coletiva à imprensa, cerca de 15 minutos após deixar o repouso em uma sala com ar-condicionado.
O ex-jogador e atual vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados avaliou a capital positivamente. Apesar de não ter ido até o canteiro de obras, Romário fez questão de afirmar que o estádio está bem estruturado em relação aos demais que estão sendo erguidos em outros estados brasileiros.
- Em relação ao estádio, coloco como ótimo. Esse vai ser um dos estádios mais modernos que vamos ter. No que diz respeito a minha área, o futebol, aqui em Cuiabá tá muito bem no contexto do país - disse.
Tempo seco
Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa 'estado de atenção'. Abaixo de 20% representa 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em 'estado de emergência'.
fonte: globo