No moderno Estádio Nacional de Varsóvia, a co-anfitriã Polônia encara a Grécia. GLOBOESPORTE.COM acompanha ao vivo a partir das 13h
Por Marcos Felipe
Direto de Varsóvia
4 comentários
saiba mais
O clima é de Copa. A estrutura é, no mínimo, igual a uma Copa. As campeãs mundiais Espanha, Inglaterra, França, Itália e Alemanha estão presentes. Só faltam mesmo Brasil, Argentina e Uruguai. Essa é a Euro 2012. A maior competição de seleções do Velho Continente começa nesta sexta-feira com o duelo entre a co-anfitriã Polônia e a Grécia no recém-inaugurado Estádio Nacional de Varsóvia. O GLOBOESPORTE.COM, SporTV.com e o canal SporTV acompanham a partida ao vivo a partir das 13h (de Brasília).
Logo depois, às 15h45m, a Rússia enfrenta a República Tcheca na cidade polonesa de Breslávia no complemento da primeira rodada do Grupo A.
O palco da abertura, por sinal, mostra como o torneio possui um nível de excelência altíssimo. Construído especialmente para a Euro, o estádio tem capacidade para 58 mil pessoas – mas apenas 50 mil são disponibilizados, para maior segurança. Todos os assentos são acolchoados e há um teto retrátil, que ficará fechado para o confronto entre poloneses e gregos.
- Tive uma sensação de muito orgulho quando entrei no estádio – disse o meia Kuba, capitão da Polônia, no treino que antecedeu a partida na última quinta-feira.
E apesar de algumas reclamações por conta do alto custo das obras e reformas dos estádios, além da melhoria na infraestrutura das sedes – uma pesquisa estimou que Polônia e Ucrânia (a outra anfitriã) gastaram mais de R$ 60 bilhões–, torcedores e jornalistas em Varsóvia celebram a competição, cuja organização recebeu rasgados elogios do francês Michel Platini, presidente da Uefa.
- É um projeto imenso. Nenhum dos países organizou um grande torneio de seleções como este. Estou muito satisfeito por ver em que ponto estamos hoje. Os dois países trabalharam com toda a sua dedicação, e gostaria de felicitá-los e agradecer-lhes em nome do futebol.