quarta-feira, 18 de julho de 2012

Apresentado no Inter, Juan fala em obsessão pelo título do Brasileiro


Zagueiro assina por dois anos com possibilidade de renovação por mais um

Por Diego Guichard
Porto Alegre
183 comentários
Juan é apresentado oficialmente como reforço do Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Juan é apresentado oficialmente como reforço do
Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Um zagueiro experiente, com passagem por Seleção e pelo futebol europeu. Com as características desejadas pelos dirigentes do Inter, que desde o fim do ano passado buscava um defensor assim, Juan foi apresentado na noite desta terça-feira e assinou contrato por dois anos, com possibilidade de renovação por outra temporada.

Simples e de poucas palavras, Juan fala a língua da diretoria colorada. Na primeira entrevista coletiva como atleta vermelho, falou em obsessão pelo Brasileirão, que o Inter não conquista desde 1979.

- Estou muito motivado. O Brasileirão é um título que também busco, já que nunca conquistei. O Inter já era um time forte e se reforçou. Espero que essa união consiga levá-lo ao título - afirmou.

Juan ainda não sabe exatamente quando estará disponível para o técnico Dorival Júnior. Estava trabalhando no Roma desde o dia 5, na reapresentação do clube italiano, mas ainda terá de passar por uma readaptação física.

A contratação de Juan levou mais de 40 dias. Tudo começou com uma ligação do empresário Tadeu Oliveira para o presidente Giovanni Luigi oferecendo o atleta. A resposta foi positiva caso fosse somente pelo salário, sem a necessidade de pagamento ao Roma - clube com o qual tinha mais um ano e meio de contrato.

- Levei o Luciano Davi e o Fernandão à casa do Juan, no Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, eles escutaram um “não”. Mas ele é o tipo de jogador que gosta de pensar antes de tomar decisão. Insisti até que, na última semana, ele aceitou a proposta - explicou Tadeu.

A negociação passou por dois complicadores. Primeiro, a desvinculação do Roma. Depois, o mais difícil: Juan estava apalavrado com a diretoria do Flamengo, o que causou revolta da presidente Patrícia Amorim e do diretor de futebol Zinho no Rubro-Negro.

- É bom esclarecer esse assunto. Sempre deixei claro qual era minha prioridade, pela identificação que tinha com o Flamengo. Mas sou profissional, e existem etapas. O Inter mostrou uma coisa mais concreta. Me senti mais seguro para optar pelo clube - explicou.

Trajetória

Revelado pelo Flamengo, Juan profissionalizou-se em 1996. Atuou até 2002 no clube carioca, quando acertou a transferência para o Bayer Leverkusen. Após cinco anos defendendo a equipe alemã, foi contratado pelo Roma. Foram mais cinco anos atuando pelo clube da capital italiana, pelo qual foi campeão da Copa da Itália (2007-2008) e da Supercopa da Itália (2007-2008).
O zagueiro também teve sólida passagem pela seleção brasileira. Assumiu a titularidade em 2004 e foi bicampeão da Copa América (2004/2007) e da Copa das Confederações (2005/2009), além de ter disputado as Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010).
Ficha técnica:
Nome: Juan Silveira dos Santos
Nascimento: 1º/02/1979 (Rio de Janeiro)
Altura: 1m82cm
Clubes: 1996-2002: Flamengo (245/29 gols)
2002-2007: Bayer Leverkusen (139 jogos/10 gols)
2007-2012: Roma (118 jogos/9 gols)

FONTE: GLOBO