segunda-feira, 30 de julho de 2012

Com torcedores do United de olho em Lucas, Brasil pega Bielorrússia


Fãs prometem assistir ao confronto deste domingo, em Old Trafford, para ver atuação do meia cobiçado pelo clube. Seleção pode garantir vaga antecipada

Por Márcio Iannacca
Direto de Manchester, Inglaterra
61 comentários
Neymar é o nome mais badalado da seleção brasileira nas Olimpíadas. Todos querem ver o atacante do Santos em ação. Mas, em Manchester, não é bem assim. Para o duelo deste domingo, às 11h (de Brasília), contra a Bielorrússia, em Old Trafford, pela segunda rodada do torneio masculino de futebol das Olimpíadas, a expectativa não está nos dribles ou arrancadas do camisa 11, mas sim nos pés de um reserva do time de Mano Menezes. Trata-se de Lucas ou Lucas Moura, como é conhecido na Inglaterra o apoiador do São Paulo e sonho de consumo do técnico Alex Ferguson.
O confronto deste domingo será transmitido ao vivo pelo Sportv e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Lucas na chegada da seleção a Manchester (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Antes mesmo de concretizar acerto, Lucas já é o queridinho dos fãs do United (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Os fãs do Manchester United sequer estão interessados em saber que a Seleção pode garantir vaga nas quartas de final da competição de forma antecipada já neste domingo. Um empate ou uma vitória do Egito no confronto contra a Nova Zelândia e um triunfo do Brasil bastam para o cenário se confirmar no Grupo C. Mas a preocupação mesmo é com a qualidade de Lucas, cobiçado pela diretoria dos Diabos Vermelhos, que já apresentou duas propostas, em vão, ao São Paulo.
- Lucas Moura vai estar aqui? – questionou um dos seguranças de Old Trafford.
Ao tomar conhecimento da presença do apoiador na seleção brasileira, o falante profissional quis saber mais detalhes do atleta, que tem optado por não dar entrevistas para não ser obrigado a falar do interesse do United.
- Ele é bom mesmo? Mas não é titular, não é? – espantou-se o segurança, para logo depois exibir os seus dotes no típico samba brasileiro.
Desde que o técnico Alex Ferguson confirmou o interesse dos Diabos Vermelhos no atleta, os torcedores do United passaram a ficar mais curiosos em saber qual é o estilo do apoiador do São Paulo. Muitos já recorreram à internet.
lucas mano menezes seleção brasileira (Foto: Mowa Press)
Mano conversa com Lucas em um dos treinos antes
do início das Olimpíadas (Foto: Mowa Press)
- Procurei alguns vídeos dele na internet. Precisava saber se era um bom jogador ou não. Após a perda do título para o City, nós queremos uma revanche esse ano e precisamos de bons jogadores. Só vou ao jogo para vê-lo – contou um torcedor, que fazia compras na loja do clube, mas não tinha ideia até ser informado que o apoiador é reserva de Mano Menezes e sequer foi utilizado na vitória sobre o Egito.
Mas o vídeo que mais chamou a atenção de um torcedor foi com a própria camisa amarelinha. Robert Griffith, de 28 anos, revelou ter ficado impressionado com a atuação de Lucas na goleada por 6 a 0 sobre o Uruguai, na última rodada do Sul-Americano sub-20, disputado em 2011, no Peru.
- Ele é melhor do que o Neymar. Você viu os gols que ele fez? Não é qualquer um que faz isso. O clube precisar aumentar logo a oferta. Não podemos perdê-lo para os nossos rivais. Seria péssimo – disse o fanático torcedor.
No fim do treino de sábado, Lucas foi questionado pelo repórter cinematográfico do Sportv se já se sentia em casa (em Manchester), mas o meia desconversou.
- Quer me quebrar? A minha casa é em São Paulo, com a minha família.
Mano só vai divulgar a escalação horas antes do confronto
Mano Menezes no treino da seleção em Manchester (Foto: Mowa Press)
Mano Menezes já tem o time na cabeça para o duelo
deste domingo, em Manchester (Foto: Mowa Press)
Sem muito tempo para comandar um treino tático por conta da proximidade entre os jogos e os deslocamentos entre as cidades-sedes das Olimpíadas, Mano Menezes preferiu não divulgar a equipe de forma antecipada. Além disso, o treinador afirmou que tentou corrigir as falhas apontadas no segundo tempo da vitória por 3 a 2 diante do Egito, na última quinta-feira, em Cardiff, no País de Gales, na base da conversa.
- Felizmente vencemos e com as vitórias você tem mais facilidade para fazer as correções. Não há tempo para treinos mais longos. Corrigimos com palestras, com o resumo do que precisamos fazer na próxima partida. Reforçamos as virtudes, os acertos, e se faz a correção – explicou o treinador.
Apesar de não ter divulgado o time, Mano afirmou que não haverá mudanças drásticas no time. Com isso a tendência é que a equipe seja a mesma que venceu o Egito, no País de Gales: Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião.
Caso seja confirmada, a equipe será repetida pela sexta vez consecutiva. A única alteração aconteceu no gol por conta do corte de Rafael, que sofreu um trauma no cotovelo direito. Neto, ex-Atlético-PR e hoje na Fiorentina, se tornou o titular.
Vale lembrar que desde que chegou a Manchester, na última sexta-feira, a Seleção está dividindo o mesmo espaço dos outros três adversários do Grupo C. Os jogadores chegaram a usar a piscina do hotel Marriot com os bielorrussos.
Técnico bielorrusso aposta em bom desempenho de seus comandados
Jogadores de Brasil e Bielorrússia na piscina do hotel em Manchester (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Jogadores de Brasil e Bielorrússia dividem piscina
de hotel em Manchester (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
A Bielorrússia fez o seu papel no jogo de estreia e venceu a Nova Zelândia por 1 a 0, em Coventry. O gol dos europeus foi marcado em bola levantada na área. E é justamente desta maneira que o técnico Georgy Kondratyev pretende surpreender o time canarinho. Com a equipe fechada, buscando os contra-ataques e aproveitando as bolas paradas para beliscar a vitória.
- Jogar com o Brasil em um grande palco (Old Trafford) como esse vai dar aos nossos jogadores mais confiança e mais possibilidade de mostrar o melhor de si. Acho que a maioria deles vai realizar a sua melhor partida nessas Olimpíadas – avaliou o comandante bielorrusso.
Questionado sobre as declarações do técnico do Egito, Hany Ramzy, de que Neymar não joga para o time, mas sim para se exibir para a torcida, Kondratyev usou um discurso diferente do comandante da seleção africana.
- É difícil comentar sobre um atleta tão bom como Neymar. Ele fará tudo o que quiser porque é um jogador de nível alto. Não posso comentar sobre o seu jogo de equipe. Esse é o trabalho do treinador brasileiro - disse o treinador, que conta em seu elenco com o catarinense Renan, naturalizado bielorrusso.
BRASIL X BIELORRÚSSIA
Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião.Gutor, Kuzmenok, Politevich e Kozlov; Dragun, Baga, Bressan, Gordeichuk e Solovei; Kornilenko e Polyakov.
Técnico: Mano MenezesTécnico: Georgy Kondratyev
Local: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Auxiliares: Toru Sagara (Japão) e Toshiyuki Nagi (Japão)
Transmissão: Assista ao confronto ao vivo pelo Sportv e acompanhe em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

 
FONTE: GLOBO