sexta-feira, 20 de julho de 2012

Técnico diz que notícia de morte de atleta do Brasília foi 'mal-entendido'


Após complicações renais, David Henrique está em estado gravíssimo, e médicos teriam dito à família do jogador que 'não há mais muito a fazer'

Por GLOBOESPORTE.COM
Brasília, DF
Acidente basquete Brasília David Henrique (Foto: Reprodução / Facebook)
Tabela caiu em cima de David Henrique após
enterrada (Foto: Reprodução / Facebook)


O jogador de basquete do time sub-22 do Brasília David Henrique Conrado Meira, de 19 anos, sofreu complicações renais nesta quinta-feira e está em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base do Distrito Federal. De acordo com o técnico do time, Ronaldo Pacheco, a família recebeu a informação dos médicos no fim da tarde. O treinador explicou ainda que a notícia sobre a morte do atleta, publicada no GLOBOESPORTE.COM no início da noite desta quinta, após confirmação do clube, foi um mal-entendido.
- Eu estava aguardando notícias junto com o padrasto do David quando o pai e a mãe desceram com o irmão depois de terem conversado com o médico. Desceram chorando muito, a família perguntou o que houve, eles não conseguiram responder e começaram a chorar. Quando eu consegui falar com eles, eles disseram que os médicos avisaram que os rins já estavam em falência e que não tinha mais muito o que fazer. Que agora não tinha mais muita solução o caso - contou abalado o treinador. - No momento, eu pedi encarecidamente que não colocassem nada no ar, que respeitassem a situação da família. Mas algumas pessoas, talvez ávidas por dar a notícia, se precipitaram e aconteceu toda essa situação desagradável.
O presidente do clube, Antônio Carvalho, chegou a dar uma entrevista lamentando o óbito do atleta. Segundo ele, funcionários do clube lhe passaram informações equivocadas.
- Eu estou fora de Brasília. Recebi a ligação de pessoas do time dizendo que a situação era irreversível e acabei dando as declarações. Mas depois me informaram que ele segue internado e agora estou tentando confirmar exatamente qual a situação - justificou o presidente.
O tio do jogador, Marcos Lopes, falou com a imprensa em nome da família na porta do hospital à noite.
- Não há morte cerebral. Não houve falência múltipla dos órgãos. O quadro dele continua grave, inspira cuidados, mas está sendo monitorado e está sendo feita uma readequação dos medicamentos - declarou o tio.
O hospital ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Uma fonte que conversou com o GLOBOESPORTE.COM confirmou que o jogador sofreu complicações que indicaram a falência dos rins. No entanto, ainda não foi diagnosticado o quadro de falência múltipla dos órgãos.
O acidente
O jogador de 19 anos ficou gravemente ferido no último dia 12, ao ser atingido pela tabela da quadra da Associação de Empregados da Companhia Energética de Brasília após uma “enterrada”, durante os treinos de preparação da equipe para a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). O atleta sofreu duas paradas cardíacas quando ainda estava no local e foi transferido em estado grave para a UTI do hospital.
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a estrutura caiu sobre a cabeça e o pescoço de David Henrique, no momento em que o pivô enterrou a bola e se pendurou na cesta. O jogador chegou a ficar em coma induzido e, após exame de ressonância magnética realizado na última segunda-feira, foi constatado que o atleta havia sofrido lesão na medula entre as vértebras C2 e C7 e também uma anóxia cerebral, que são danos provocados pela falta de oxigenação no cérebro.
Segundo a assessoria de imprensa do Brasília, a tabela é oficial e não havia apresentado problemas anteriormente. A quadra, localizada na Asa Sul da capital federal, era alugada para o clube. Os treinos da equipe sub-22 foram retomados na segunda-feira.
A Polícia Civil do Distrito Federal periciou o local na manhã seguinte ao acidente e vai investigar a estrutura da tabela e os sistemas de fixação e apoio que foram utilizados. Componentes da tabela que foram recolhidos no local também passarão por exames laboratoriais complementares, que poderão ajudar a esclarecer as causas do acidente. O laudo definitivo será concluído na primeira quinzena de agosto.
FONTE: GLOBO