terça-feira, 31 de julho de 2012

Vale a ponta: Marta & cia. estreiam em Wembley contra britânicas


Já classificada, Seleção feminina joga pela primeira vez no estádio e briga pela liderança do Grupo E. Partida começa às 15h45m (de Brasília)

Por GLOBOESPORTE.COM
Londres, Inglaterra
1 comentário


As jogadoras da seleção brasileira feminina de futebol poderão finalmente dizer nesta terça-feira: "Estamos em Londres". Após garantir a vaga antecipada nas quartas de final das Olimpíadas com duas vitórias em Cardiff, no País de Gales, o time treinado por Jorge Barcellos encara a Grã-Bretanha em Wembley pela última rodada do Grupo E, às 15h45m (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. A vitória vale a liderança e uma certeza: Marta & cia. só retornarão ao tradicional estádio londrino se chegarem à terceira final seguida dos Jogos.
- Jogar em Wembley pela primeira vez na história é mais um passo sensacional do futebol feminino. E, para nós, é mais uma decisão. Vamos encará-la desse jeito. Para chegarmos ao ouro, é preciso encarar todo jogo assim - disse o técnico do Brasil ao site da Fifa.
 selecao feminina futebol na vila olimpica (Foto: Divulgação / CBF)Seleção feminina na Vila Olímpica: motivação extra contra as donas da casa (Foto: Divulgação / CBF)
Em 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim), a Seleção caiu para os Estados Unidos na decisão e ficou com a prata. Agora, a equipe vem de triunfos de 5 a 0 sobre Camarões e 1 a 0 sobre a Nova Zelândia, que garantiram o primeiro lugar da chave até o momento empatada em seis pontos com as britânicas (1 a 0 nas neozelandesas e 3 a 0 sobre as camaronesas). O primeiro critério de desempate é o saldo de gols, seguido pelo número de gols marcados.
HORÁRIOJOGOGRUPOCIDADE
10:30Japão x África do SulFCardiff
10:30Canadá x SuéciaFNewcastle
13h:15EUA x Coreia do NorteGManchester
13:15França x ColômbiaGNewcastle
15:45Grã-Bretanha x BrasilELondres
15:45Nova Zelândia x CamarõesECoventry
Quem terminar na liderança do Grupo E vai encarar um dos dois melhores terceiros em Coventry, sexta, e se avançar fará a semifinal em Manchester (6 de agosto), retornando a Wembley apenas na final de 9 de agosto. O segundo colocado pegará nas quartas o vice do Grupo F (Suécia, Japão, Canadá e África do Sul) em Cardiff no confronto que definirá a semifinal de Londres.
A partida da Seleção contra a Grã-Bretanha nesta terça será a primeira do futebol brasileiro em Wembley nos Jogos.
- Teremos casa cheia pelo que a organização nos disse, o que é muito bom. A torcida será para a Grã-Bretanha, o que fará com que elas entrem muito pressionadas - disse Andreia Suntaque.
O time de Mano Menezes entrou em campo até agora em Cardiff (3 a 2 no Egito) e Manchester (3 a 1 na Bielorrússia). Os únicos jogos no estádio até agora pelas Olimpíadas foram na segunda rodada do Grupo A, pelo futebol masculino: Senegal 2 x 0 Uruguai e Grã-Bretanha 3 x 1 Emirados Árabes Unidos, domingo passado.
A última vez que a camisa amarelinha disputou um jogo em Wembley foi no dia 1º de junho de 2007, quando a Seleção à época treinada por Dunga empatou em 1 a 1 com a Inglaterra em amistoso (gols do zagueiro John Terry, do Chelsea, e do meia Diego, hoje no Wolfsburg).
Depois das duas rodadas no País de Gales, as meninas de Jorge Barcellos desembarcaram em Londres após o triunfo sobre a Nova Zelândia e estão hospedadas na Vila Olímpica. O local motivou ainda mais o time na busca pelo ouro inédito.
- É legal essa interação com atletas de outras modalidades, todo mundo reunido na Vila, com o mesmo objetivo, a medalha de ouro. Alguns a gente, que já tem outras Olimpíadas nas costas, já conhece e outras, acaba fazendo amizade na hora - disse Cristiane ao site da CBF.
Jorge Barcellos só anunciará os nomes das 11 titulares poucas horas antes do início da partida, mas não descartou mudanças:
- Vou conversar com os membros da comissão para a gente avaliar o que vamos fazer, mas acredito que teremos algumas novidades da escalação - concluiu o treinador.
wembley londres 2012 olimpiadas (Foto: Getty Images)Wembley será palco das finais dos torneios de futebol das Olimpíadas de Londres  (Foto: Getty Images)FONTE: GLOBO