segunda-feira, 16 de julho de 2012

Luxa acusa árbitro de ameaçá-lo: 'Se não quer ouvir nada, vai ser coroinha'


Técnico do Grêmio compara futebol com basquete para justificar pressão e diz que expulsão de Werley foi um absurdo na vitória sobre o Cruzeiro

Por GLOBOESPORTE.COM
Belo Horizonte
57 comentários
Satisfeito com o time, mas contrariado com a arbitragem. Assim Vanderlei Luxemburgo estava após a vitória do Grêmio por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, neste domingo, pela nona rodada do Brasileirão, no estádio Independência, em Belo Horizonte (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). Com o resultado, a equipe tricolor chegou aos 15 pontos e subiu para o sétimo lugar, mas o técnico acha que o triunfo poderia ser mais tranquilo, caso a arbitragem tivesse melhor atuação. Luxa acusou o juiz Marcelo Aparecido de Souza (SP) de ameaçá-lo.
- Só tenho a lamentar hoje. É algo que não consigo entender. Eu não sou poste. Não posso ficar com braços cruzados e não falar nada. O arbitro me ameaçou, foi ameaçador. Falou que ia me expulsar porque falei que foi falta. Não o ofendi. A expulsão do Werley foi um absurdo. Ele ainda ameaçou o Kleber, o Vilson... Por que o árbitro tem que ameaçar? Por que não posso falar nada? Futebol não é igreja. Não se pode ofender o árbitro, mas falar tudo bem. O árbitro de basquete convive com os caras no ouvido dele. Agora, se não quer ouvir nada, vai ser coroinha – disse o comandante gremista.
Luxemburgo, Cruzeiro x Grêmio (Foto: Ramon Bitencourt / Agência Estado)Luxemburgo gesticula no jogo do Grêmio contra o Cruzeiro (Foto: Ramon Bitencourt / Agência Estado)
Luxa fez questão de lembrar que a situação não é novidade:
- O Paulo Cesar Oliveira também foi assim no Olímpico (no jogo contra o Atlético-MG). Contra o Vasco, teve erro. Contra o Santos, três lances. Então, hoje me preocupei por tudo isso. Tem alguma coisa acontecendo, não sei o que é. Estou indo para casa preocupado pela atitude do árbitro.
Sobre a atuação do Grêmio, Luxa disse que o time jogou com propriedade contra o Cruzeiro, e lembrou que não adotou postura de “terra arrasada” nas derrotas para Atlético-MG e Santos.
- O time teve boas atuações até em derrotas. Perdemos no detalhe. Hoje, jogamos com propriedade. Entendemos as cobranças. Estamos no caminho certo. Eu analiso a tabela. Aumentou a qualidade no meio com o Elano (estreante da tarde), o Pará voltou na lateral (após lesão)... São coisas que vão caminhando.
O Grêmio volta a campo na quarta-feira, contra o Sport, no Olímpico, às 19h30m (de Brasília).