terça-feira, 14 de abril de 2009

Acusado de suborno, zagueiro Jean se defende e diz que foi ameaçado de morte


Jogador da Ponte Preta está indignado com insinuações do presidente da Lusa, Manuel da Lupa, e garante que vai processar todos os envolvidos


O zagueiro Jean, da Ponte Preta, se defendeu das acusações de suborno feitas pelo presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa. Na última rodada do Campeonato Paulista, um pênalti cometido pelo atleta da Macaca nos últimos minutos do jogo contra Santos, deu a vitória ao time praiano e eliminou a Lusa das semifinais (assista ao vídeo onde Jean rebate acusação).

Após aguardar o pronunciamento de todas as partes, o jogador envolvido na confusão decidiu explicar a sua versão dos fatos e revelou que tem sofrido ameaças de morte por torcedores da Portuguesa. Nesta terça-feira o dirigente da equipe do Canindé e o defensor da Ponte serão interrogados no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD), às 10h.

Segundo o advogado do clube de Campinas, Renato Ferraz, além de dar apoio integral ao zagueiro acusado, irá entrar com uma representação TJD contra a Portuguesa, o presidente e todas as pessoas envolvidas.

Jean falou com o GLOBOESPORTE.COM sobre a situação que está enfrentando:

- Quero avisar que estou indignado com tudo isso e a maneira que se desenrolou. As atitudes serão tomadas e as pessoas envolvidas vão ter de pagar. A verdade já estão aparecendo, as contradições estão surgindo e tudo será esclarecido. Quem trabalha comigo e me conhece não tem duvida do meu caráter. Se o Manuel achou que as proporções seriam pequenas, agora ele vai ter que provar o que disse. Uma das testemunhas citou no B.O que ouviu meu nome, depois voltou atrás e confirmaram que não ouviu.

Ameaças de morte por parte de torcedores da Portuguesa - No meu site pessoal estou recebendo ameaças de morte, está lá pra quem quiser ver. Alguns torcedores da me xingam nas ruas e não posso ir ao mercado ou a um restaurante por causa dessa confusão. Eles acham que eu tirei vaga deles para as semifinais do Paulista. Recebi as mensagens e salvei todas para serem usadas como prova. Todo esse constrangimento foi causado por causa das declarações dele.

Marcação do pênalti divide opiniões

- Algumas pessoas que são do mundo do futebol também não dariam pênalti. Muitos me disseram que a falta foi do Rodrigo Souto, não minha. Eu abri a mão para pegar impulso e subir no lance. Fui empurrado por trás, meu braço ficou estendido e a bola acabou batendo na minha mão. Assim que eu ouvi o apito do árbitro, pensei que ele havia marcado a falta de ataque do Rodrigo. Mas não quero entrar no mérito se ele acertou ou errou. Na minha opinião não foi pênalti. Não acredito que ele daria se estivesse 3 a 2 para o Santos, na área da Ponte Preta (assista ao lance que causou toda polêmica).


Jean afirma não ter conhecimento de ‘mala-preta’ no futebol

- Nunca recebi dinheiro e nem proposta. Histórias a gente escuta por aí, agora levar a sério é diferente. Nunca presenciei isso no mundo do futebol. Já joguei em muitos clubes e nenhuma vez soube desse assunto. Carreira marcada - Limpar totalmente não vai, mas pelo menos saber quem são os culpados.


Por dinheiro algum mudaria meus princípios e isso serve para que outras pessoas não saiam falando de outro atleta por aí, sem provas concretas. - Acredito que a verdade já veio. As supostas testemunhas já se contradisseram e pra mim está muito claro o que está acontecendo. Vou tomar as decisões que tenho que tomar. A única pessoa prejudicada da história sou eu. Isso não tem cabimento. Sempre alguém vai lembrar de alguma coisa, mas espero que não fique marcado.


Difícil missão de consolar a família - Estou tranquilo. Caso a Ponte precise de mim, estarei aqui. Minha família ficou muito abalada. Não é fácil ver meu pai, minha mãe e minha esposa chorando. Eu não estava sabendo de nada. Minha esposa chegou chorando e disse que havia sido xingada no caminho de casa. Fiquei muito assustado. Indenização não vai ‘pagar’ o que aconteceu


- Se você me perguntar se eu prefiro milhões em indenização ou minha imagem limpa, é claro que nada paga meus princípios. Espero que as atitudes sejam tomadas pela minha dignidade. Sempre fui honesto e trabalhador por todos os lugares que passei. Contato com pessoas ligadas à Lusa - Nunca tive contato com ninguém da Portuguesa, nunca falei com os dirigentes. Até porque ele não tem provas e não há o que provar.


Vamos estudar direito contra quem abriremos processo. Não tenho nada para falar a ele, não o acusei de nada. Só espero que a família dele não passe pelo que a minha está passando. Jean explicou que o técnico da Portuguesa, Paulo Bonamigo, e o goleiro Fábio, são seus amigos e conhecem o caráter que possui. - Bonamigo trabalhou comigo o ano passado e sabe da minha honestidade.


O Fábio é meu amigo particular. Saímos para jantar com os companheiros de clube e as esposas quando ele estava na Ponte. Tenho certeza que da parte deles não há duvida sobre minha dignidade. Zagueiro fecha as portas para a Lusa - Respeito a Portuguesa e a torcida, mas não tem como eu defender o clube. É uma hipótese descartada neste momento.


fonte: globo