Recursos de apelação de Renault, RBR e Ferrari são rejeitados
Das agências de notícias Paris
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Difusor da Brawn GP causou muita polêmica neste início da temporada da Fórmula 1
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) declarou nesta quarta-feira legais os questionados difusores que melhoram a aerodinâmica dos carros das escuderias de Fórmula 1 Brawn GP, Williams e Toyota. A entidade rejeitou assim os recursos de apelação de Renault, RBR e Ferrari.
Em comunicado, a FIA diz que decidiu rejeitar as apelações baseando-se nos argumentos ouvidos e evidenciados que provam que os carros em questão cumprem as regras da categoria.
"A Corte de Apelação da FIA decidiu rejeitar as apelações apresentadas contra as decisões 16 e 24 adotadas pelo painel de comissários em 26 de março no Grande Prêmio da Austrália e que eram válidas para o restante do Mundial-2009 de Fórmula 1. Com base nos argumentos ouvidos, a Corte conclui que os comissários tinham razão ao considerar que os carros em questão estavam de acordo com o regulamento aplicado", afirma a FIA em um comunicado.
Com o tão aguardado veredicto, o piloto britânico da Brawn GP Jenson Button foi confirmado como o líder do Mundial, depois de vencer as duas primeiras corridas da temporada na Austrália e na Malásia. O brasileiro Rubens Barrichello, também da Brawn, tem confirmada sua vice-liderança no Mundial, com 10 pontos, cinco a menos que Button. O italiano Jarno Trulli e o alemão Timo Glock, da Toyota, aparecem logo depois, com 8,5 e 8 pontos, respectivamente. Quanto ao Mundial de Construtores, a Brawn lidera com 25 pontos, seguida da Toyota, com 16,5 pontos.
A decisão foi anunciada depois que um painel de cinco juízes da Corte de Apelação da FIA ouviu na terça-feira as alegações contra os difusores, visíveis na parte posterior dos carros. O objetivo da peça é fazer o ar circular e dar mais aderência ao carro.
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INFOGRÁFICO: entenda a polêmica dos difusores dos carros da Fórmula 1
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) declarou nesta quarta-feira legais os questionados difusores que melhoram a aerodinâmica dos carros das escuderias de Fórmula 1 Brawn GP, Williams e Toyota. A entidade rejeitou assim os recursos de apelação de Renault, RBR e Ferrari.
Em comunicado, a FIA diz que decidiu rejeitar as apelações baseando-se nos argumentos ouvidos e evidenciados que provam que os carros em questão cumprem as regras da categoria.
"A Corte de Apelação da FIA decidiu rejeitar as apelações apresentadas contra as decisões 16 e 24 adotadas pelo painel de comissários em 26 de março no Grande Prêmio da Austrália e que eram válidas para o restante do Mundial-2009 de Fórmula 1. Com base nos argumentos ouvidos, a Corte conclui que os comissários tinham razão ao considerar que os carros em questão estavam de acordo com o regulamento aplicado", afirma a FIA em um comunicado.
Com o tão aguardado veredicto, o piloto britânico da Brawn GP Jenson Button foi confirmado como o líder do Mundial, depois de vencer as duas primeiras corridas da temporada na Austrália e na Malásia. O brasileiro Rubens Barrichello, também da Brawn, tem confirmada sua vice-liderança no Mundial, com 10 pontos, cinco a menos que Button. O italiano Jarno Trulli e o alemão Timo Glock, da Toyota, aparecem logo depois, com 8,5 e 8 pontos, respectivamente. Quanto ao Mundial de Construtores, a Brawn lidera com 25 pontos, seguida da Toyota, com 16,5 pontos.
A decisão foi anunciada depois que um painel de cinco juízes da Corte de Apelação da FIA ouviu na terça-feira as alegações contra os difusores, visíveis na parte posterior dos carros. O objetivo da peça é fazer o ar circular e dar mais aderência ao carro.
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INFOGRÁFICO: entenda a polêmica dos difusores dos carros da Fórmula 1
Renault, RBR e Ferrari alegavam que as três equipes questionadas haviam interpretado de maneira errada o novo regulamento sobre aerodinâmica ao utilizar os difusores, apesar de a FIA ter considerado os dispositivos legais em um questionamento antes do início da temporada 2009. Porém, após a decisão da FIA, o mais provável é que as demais escuderias adotem difusores idênticos a partir do próximo fim de semana, quando será disputado em Xangai o Grande Prêmio da China. Enquanto o futuro do ítem era decidido nos tribunais, dentro da pista as corridas a Fórmula 1 vivem um de seus melhores começos de temporada nos últimos anos. As corridas estão bem mais emocionantes. As mudanças aerodinâmicas e o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) estão surtindo efeito e o público tem visto muitas ultrapassagens ao longo das corridas.
O SporTV transmite o primeiro treino livre para o GP da China na quinta-feira, às 23h (horário de Brasília), o segundo, às 3h de sexta, e o terceiro, à meia-noite de sábado. Todos com narração de Sérgio Maurício e comentários de Lito Cavalcanti. A Rede Globo passa o treino classificatório no sábado, às 3h, e a corrida, no domingo, às 4h, com narração de Galvão Bueno, comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagens de Mariana Becker. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, a luta pela pole e as 56 voltas da prova.
fonte: globo