quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Blatter reconhece que Fifa errou na organização do Mundial de 2000

Logo após Roberto Carlos criar polêmica sobre título do Corinthians, suíço diz que dois brasileiros não poderiam fazer a final do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias Zurique, Suíça

Joseph Blatter no sorteio do Mundial de Clubes na sede da FIFA
Blatter durante o sorteio dos jogos do Mundial
de Clubes da Fifa (Foto: Divulgação)

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, aumentou a polêmica sobre o Mundial de Clubes de 2000, vencido pelo Corinthians no Rio de Janeiro. Poucos dias depois de Roberto Carlos chamar o torneio de "Mundialito" e afirmar que os times europeus vieram ao Brasil a passeio, o suíço reconheceu nesta quarta-feira que a fórmula de disputa do campeonato foi um erro.

Durante o sorteio dos jogos da edição deste ano, que será realizada pelo segundo ano em Abu Dhabi, Blatter afirmou que duas equipes do mesmo país não podem disputar a final: em 2000, o Timão bateu o Vasco no Maracanã.

- Em 2000, tivemos final entre dois times do mesmo país, o que estava errado e precisamos de outro formato. Um Mundial não deve ter times de um país na decisão - disse Blatter, lembrando ainda que a falência da empresa ISL, que organizava o torneio com a Fifa, acabou cancelando a edição de 2001 até 2005.

Após o Mundial de 2000, a competição só voltou a ser realizada em 2005, quando a Fifa uniu forças com o antigo Mundial Interclubes (ou Intercontinental, organizada pela Toyota entre os campeões da Europa e da América do Sul).

Atualmente, a Fifa não permite a participação de clubes do mesmo país no torneio. Caso uma da sede também o título continental, o o primeiro e segundo colocados do continente se classificam e o campeão nacional perde a vaga.

Até o momento, cinco times já estão com vaga garantida no Mundial de 2010, nos Emirados Árabes: Internacional (Brasil), Inter de Milão (Itália), Al Wahda (Emirados), Hekari United (Papua Nova-Guiné) e Pachuca (México).

fonte: globo