quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Messi, Xavi, Iniesta, Sneijder… quem vai levar Bola de Ouro Fifa para casa?

Para especialistas, eleição da Fifa e ‘France Football’ do melhor do mundo
em 2010 é a mais imprevisível dos últimos tempos. Decisão sai em janeiro

Por Victor Canedo Rio de Janeiro

José Mourinho já avisou: quer a Bola de Ouro para o holandês Wesley Sneijder. O argentino Lionel Messi, atual melhor do mundo e um dos grandes candidatos, prefere ver os companheiros Xavi Hernández e Andrés Iniesta com o prêmio. Os espanhóis campeões na África do Sul, no entanto, são humildes e não admitem um pingo de favoritismo. Fato é que a eleição do vencedor da Bola de Ouro de 2010, concedida pela Fifa e France Football, é a mais imprevisível dos últimos anos.

Messi Xavi Iniesta
O trio do Barcelona formado pelo argentino Messi e os espanhóis Xavi e Iniesta: favoritimo em igualdade?

LÉDIO CARMONA: o melhor jogador do mundo fala espanhol

Confira a pré-lista dos 23 candidatos à Bola de Ouro Fifa
Andrés Iniesta (Barcelona - Espanha) Carles Puyol (Barcelona - Espanha) Cesc Fábregas (Arsenal - Espanha)
David Villa (Barcelona - Espanha) Iker Casillas (Real Madrid - Espanha) Xabi Alonso (Real Madrid - Espanha)
Xavi (Barcelona - Espanha) Bastian Schweinsteiger (Bayern - Alemanha) Mesut Özil (Real Madrid - Alemanha)
Miroslav Klose (FC Bayern - Alemanha) Phillip Lahm (Bayern - Alemanha) Thomas Müller (FC Bayern - Alemanha)
Daniel Alves (Barcelona - Brasil) Maicon (Internazionale - Brasil) Julio César (Internazionale - Brasil)
Arjen Robben (Bayern - Holanda) Wesley Sneijder (Internazionale - Holanda) Lionel Messi (Barcelona - Argentina)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid - Portugal) Didier Drogba (Chelsea - Costa do Marfim) Samuel Eto'o (Internazionale - Camarões)
Diego Forlán (Atlético - Uruguai) Asamoah Gyan (Sunderland - Gana) -

Talvez desde 2006, quando o zagueiro Fabio Cannavaro, capitão do tetra italiano na Copa do Mundo, desbancou Zidane e Ronaldinho e levou o título. Justamente em ano de Copa do Mundo, como agora. Fator que todos os sete jogadores da Fúria podem levar vantagem. Completam a pré-lista de 23 atletas cinco alemães, três brasileiros, dois holandeses, um argentino, um português, um marfinense, um camaronês, um uruguaio e um ganês (veja na tabela abaixo).

A unificação entre a Fifa e a France Football permitirá mudanças no processo de votação. Escolherão o vencedor do prêmio o colegiado usado pela entidade, formado por capitães de grandes equipes e treinadores, e jornalistas, únicos que anteriormente apontavam a premiação da revista francesa.

– O fato de o prêmio esse ano ser em conjunto da France Football com a Fifa o torna mais técnico e menos midiático, sem muito daquele oba oba. Se a eleição mantiver o perfil da entidade são boas as chances de o trio do Barcelona (Messi, Xavi e Iniesta) ganhar. O cara vê sete espanhóis na lista e praticamente se vê obrigado a voltar em alguém. Como o Messi é quase um espanhol, com perdão aos argentinos... – disse Lédio Carmona, comentarista do SporTV, em referência aos dez anos que o craque vive no país.

Uma coletiva de imprensa em Paris, no dia 6 de dezembro, reduzirá os candidatos de todas as categorias a três, incluindo melhor jogadora e técnico masculino e feminino. A decisão final sairá somente em janeiro, no dia 10, em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça.

Sneijder
Boas atuações na Copa somadas ao ótimo desempenho com Inter colocam Sneijder entre favoritos (Getty)
Os votos dos especialistas
Joaquim Piera
Lédio Carmona
Tim Vickery
1) Xavi
2) Sneijder
3) Iniesta
1) Messi
2) Xavi
3) Iniesta
1) Iniesta
2) Xavi
3) Messi

O GLOBOESPORTE.COM ouviu jornalistas de três diferentes nacionalidades (o brasileiro Lédio Carmona, o inglês Tim Vickery e o espanhol Joaquim Piera), que apontaram os espanhóis como principais ameaças ao reinado de Messi. Sem esquecer de Sneijder, protagonista da boa campanha da Holanda no Mundial e campeão da tríplice coroa pelo Internazionale de Milão, responsável por mudar a forma de jogo dos italianos.

– A lógica pede para que foquemos nos resultados da Copa do Mundo. Se há quatro anos o Cannavaro ter sido o vencedor foi algo surpreendente, não devemos descartar hipóteses mais incomuns. Acredito no Xavi, que foi tão bom no Barcelona quanto no Mundial. Ele representa o futebol coletivo vencedor. Damos muito valor ao individualismo, mas Cristiano Ronaldo e Messi fizeram pouco na África do Sul. Jogador já não ganha a Copa sozinho – argumentou Joaquim Piera, correspondente do jornal Sport e da revista Don Balon no Brasil, e fã declarado do argentino.

– É o melhor. Não há qualquer jogador atualmente que chegue próximo do seu patamar. A questão é que a Copa é um torneio global. Todos param para assistir, todos estão 100% focados no objetivo... Não tem desculpas – contou Piera.

Mourinho e Marta soberanos; Cristiano Ronaldo nem tanto

cristiano ronaldo lamenta, murcia x real madrid
Vencedor em 2008 e segundo em 2009, Cristiano
Ronaldo pode não figurar entre os três (Reuters)

Os italianos, que só não conquistaram nos últimos msese a Supercopa Europeia, são comandados por José Mourinho, maior favorito ao prêmio de melhor treinador da temporada. Entre as mulheres, a brasileira Marta também aparece como soberana.

– Não há técnico do mundo melhor que o Mourinho. Ele tem que ganhar. Já a Marta deve levar por uns 10 anos seguidos, não tem concorrência. Cristiano Ronaldo, outra estrela, tem muita mídia, joga pelo clube mais midiático do planeta e ainda está muito bem. É provável que fique entre os seis primeiros, mas não deve levar – afirmou Lédio, com raciocínio semelhante ao de Tim Vickery.

– Acho que ainda não foi o ano dele, nem no clube e nem na seleção. Imagino que daqui a 12 meses a gente possa falar dele como um candidato forte para ganhar – encerrou Vickery, correspondente da BBC no Brasil.

Os nomes estão em jogo. Façam as suas apostas.

fonte: globo