sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Estágio para Mundial de 2022, Copa da Ásia começa nesta sexta no Qatar

Sem técnicos brasileiros, edição 2011 poderá ser palco de um tenso duelo entre as Coreias do Sul e do Norte na segunda fase

Por Marcos Felipe Rio de Janeiro

Copa da Ásia
Crianças do Qatar mostram bandeiras de alguns

países que disputarão a Copa da Ásia (Foto: AP)

Escolhido em dezembro como sede do Mundial de 2022, o Qatar recebe a partir desta sexta-feira a Copa da Ásia, principal torneio do continente e que garante ao vencedor uma vaga na Copa das Confederações de 2013, no Brasil.

A competição, que é disputada desde 1956, é encarada pelos dirigentes do país como uma espécie de estágio para realização da Copa do Mundo de 2022.

- Eles estão investindo no que diz respeito à organização. Todos os clubes já passaram por algumas reformas para que os estádios estejam em perfeitas condições, tanto para receber os torcedores, como equipes e dirigentes internacionais - conta o brasileiro Leonardo Vitorino, que desde 2008 trabalha nas divisões de base do Al Gharafa, um dos principais times do Qatar.

Ao todo, cinco estádios receberão jogos da edição 2011 da Copa da Ásia. Com capacidade para 50 mil torcedores, o Khalifa International Stadium é o principal deles - está inclusive entre os que serão usados na Copa de 2022 - e será o palco da final, no dia 29 de janeiro, e da partida de abertura entre os anfitriões, que nem de longe são favoritos ao título, e o Uzbequistão pelo Grupo A, às 14h15 (de Brasília).

Atual campeão, o Iraque chega de técnico novo: o alemão Wolfgang Sidka. Ele assumiu o lugar do brasileiro Jorvan Vieira que, em 2007, virou herói nacional no país. Por sinal, ao contrário das duas última edições (em 2004, Zico foi quem levou o Japão ao título), nenhum treinador tupiniquim trabalhará no torneio.

Copa da ÁsiaKhalifa International Stadium, principal do estádio da Copa da Ásia (Foto: AP)

Duelo de Coreias

Os iraquianos estão no Grupo D e debutam contra o Irã na próxima terça-feira. Na mesma chave está a Coreia do Norte que estreia contra o Emirados Árabes. Se os norte-coreanos se classificarem à segunda fase, existe a possibilidade de um duelo contra os vizinhos do Sul - que integram o Grupo C. O duelo já tira o sono das autoridades do Qatar devido ao conturbado momento político envolvendo os dois países.

- Eles tem se preparado bastante para dar segurança e conforto a todos os torcedores e atletas de uma forma geral. Tenho a certeza de que a segurança sempre será o ponto principal em todos os jogos - observou Vitorino.

Confira os grupos da Copa da Ásia 2011

A B C D
Qatar Japão Índia Coreia do Norte
Uzbequistão Jordânia Austrália Uzbequistão
Kuwait Arábia Saudita Coreia do Sul Iraque
China Síria Bahrain Irã
fonte: globo