Sócios votam em chapa que formará o Conselho Deliberativo. Em seguida, conselheiros elegem presidente que comandará o clube por três anos
Após inúmeras polêmicas e algumas intervenções judiciais que geraram adiamento na data original (28 de junho), os 11.181 sócios aptos ao voto vão finalmente poder comparecer a São Januário nesta terça-feira, entre 9h e 22h, para eleger de maneira indireta o presidente que vai comandar o clube pelos próximos três anos (entenda os detalhes do processo no infográfico abaixo). A apuração acontece momentos depois de a votação se encerrar. Após a definição dos integrantes do Conselho Deliberativo, a eleição para o cargo maior do clube ainda não está com data marcada, mas deve ocorrer na próxima sexta-feira. O vencedor tomaria posse no início da semana seguinte.
A lista de sócios foi apresentada nas últimas semanas e se tornou a peça central das seguidas polêmicas judiciais. Estão aptos apenas quem tem ao menos um ano no clube e está em dia com todas as mensalidades. A outra polêmica teve relação com a prorrogação do mandato do atual presidente, Roberto Dinamite. Oficialmente, o período terminou no dia 30 de junho, mas ele foi mantido pela Justiça até que a nova data fosse marcada, evitando que o clube ficasse sem um mandatário ou nas mãos de um interventor, que também seria nomeado por um juiz.
Originalmente, cinco chapas foram inscritas. Mas na noite da última segunda-feira, José Henrique Coelho decidiu retirar a candidatura. Já Pedro Valente manteve a chapa no pleito, mas não vai comparecer. Ambos alegaram discordâncias em relação justamente à lista de sócios. Restam, de fato, três concorrentes: o atual presidente, Roberto Dinamite, tenta a reeleição. Seus adversários são Leonardo Gonçalves e Jayme Lisboa Alves.