Entidade máxima do futebol diz que seleções e clubes do país estão proibidos de participar de torneios internacionais até que poder federal desista de ações judiciais
Por GloboEsporte.com
Nyon, Suíça
26 comentários
A Fifa anunciou nesta quarta-feira, através de comunicado oficial, uma suspensão à Federação Nigeriana de Futebol (NFF, na sigla em inglês) por conta de interferência governamental na entidade. Segundo a nota, a punição dada pelo Comitê de Urgência tem efeito imediato e só chegará ao fim quando as ações judiciais do governo nigeriano para controlar a federação não sejam abandonadas.
Após participar da Copa, seleção nigeriana também é afetada por punição (Foto: Getty Images)
A suspensão afeta todas as seleções nacionais, assim como os clubes do país, impedindo todos de participaram de competições internacionais - sejam elas organizadas pela Fifa ou não. Além disso, a NFF não poderá organizar competições regionais ou nacionais e nem mesmo amistosos. No comunicado oficial, a Fifa cita que a primeira prejudicada seria a seleção feminina sub-20, que seria excluída do Mundial da categoria, que começa no dia 5 de agosto.
O governo nigeriano conseguiu uma ordem judicial do Alto Tribunal da República Federal da Nigéria que impede o presidente e os membros do conselho executivo da NFF de administrarem o futebol local. Além disso, o Ministro dos Esporte foi obrigado pela ordem a designar um representante civil para um cargo na federação, que convocou uma assembleia extraordinária no dia 5 de julho para novas eleições.
FONTE: GLOBO