sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Borússia Dortmund, Barça e Manchester United são os líderes de público na Europa

Um interessante estudo sobre a média de público presente nos estádios de 98 clubes das 5 principais ligas de futebol na Europa,  de autoria da empresa de consultoria KPMG Sport Practice, acaba de se divulgado.
Os números indicam que enquanto na Bundesliga alemã, na Premier League inglesa e na La Liga espanhola, o público médio pagante nos estádios cresceu nas rodadas realizadas até aqui na temporada 2015/16, ele decresceu na Série A italiana e na Ligue 1 francesa.
Os dados mais impressionantes, sem dúvida, são os apresentados pelos clubes alemães. A Bundesliga se destaca pelo crescimento observado nas duas últimas temporadas: 2,1% na temporada 2014/15 e 1,3% na temporada 2015/16. Nas 8 rodadas disputadas até aqui na atual temporada o público médio por partida está em 43 359.
Vale registrar que os números da Bundesliga resultam do fato de que os estádios alemães terem capacidade média superior aos da Premier League que, na atual temporada, registra média de 36 452 pessoas por jogo . Os dados, no futuro, deverão sofrer significativa alteração em função da ampliação dos estádios do West Ham, Liverpool, Spurs and Chelsea programada para o futuro próximo.

Comparação da média de público das 5 principais Ligas europeias da temporada 2014/15 com a da temporada 2015/16

Dados da pesquisa da KPMG
Gráfico reproduzido do site da consultoria internacional KPMG Sports

Em síntese, na temporada 2015/16, a lista dos 20 clubes com a maior média de público como mandante, inclui 9 clubes alemães, 5 ingleses, 3 espanhóis, 2 franceses e 1 italiano.
1- Borússia Dortmund  – 83 144
2- Barcelona – 76 704
3- Manchester United – 75 323
4- Bayern de Munique – 75 000
5- Real Madrid – 69 394
6- Schalke 04 – 60 869
7- Arsenal – 60 031
8- Hamburgo – 54 377
9- Manchester City – 53 736
10- Stuttgart – 52 0811
11- Hertha Berlim – 51 995
12- Borússia Monche – 49 319
13- Newcastle – 48 961
14- Inter de Milão – 48 358
15- Atlético de Madrid – 47 921
16- Colônia – 47 900
17- Eintracht Frankfurt- 47 530
18- Olympique Marselha – 47 057
19- Paris Saint German- 46 430
20- Liverpool – 44 021

Comparação com os clubes brasileiros de melhor média de público em 2015
Para efeito de comparação, se inseridos na lista da KPMG, considerando o público médio dos clubes nas 29 rodadas do Campeonato Brasileiro 2015, o Flamengo com seus 34 940 pagantes seria o 35º, o Palmeiras com 32 244 seria o 36º, o Corinthians com 30 882 seria 37º, o Grêmio com 26 050 seria o 52º e o Atlético Mineiro com 24 930 seria o 53º.
Um dado bastante contrastante na comparação tem a ver com a taxa de ocupação média dos estádios. Os principais clubes brasileiros hoje já se valem de estádios amplos, modernos e confortáveis. É preciso lotá-los.
A KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes prestadoras de serviço em consultoria que foi fundada em 1987 por 4 empresários: Piet Klynveld, William Barckley Peat, James Marwick e Dr. Reinhard Goerdeler. Ela define sua missão como a de “ajudar as organizações a transformarem seus negócios”. A KPMG também está presente no Brasil com escritórios em 22 cidades.
FONTE: LANCE