terça-feira, 20 de outubro de 2015

Rubinho trata Sul-Minas-Rio como "pirata" e questiona sorteio de árbitros

Presidente da Ferj diz que times que colocarem reservas no Carioca podem sofrer consequências; sobre o Brasileirão 2015, afirma que o Vasco vem sendo prejudicado

Por 
Rio de Janeiro
Rubens Lopes encontro paz no futebol (Foto: André Durão)Rubens Lopes atacou a Copa Sul-Minas-Rio (Foto: André Durão)
No dia em que a CBF voltou atrás da decisão de autorizar a disputa da Copa Sul-Minas-Rio, o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes Filho, abriu fogo contra grupo cuja duas de suas lideranças são Flamengo e Fluminense. Disse que a competição é ilegal e a tratou como "coisa pirata". 
- Antes de entrarmos no ponto de discussão se o campeonato X vai ser melhor do que o Y, se a "liga tal" vai ser melhor, temos que começar pela legalidade da matéria. Foi o que fizemos. A criação dessa competição é totalmente ilegal. O reconhecimento dessa instituição pela CBF é totalmente ilegal. Então se é ilegal nada pode acontecer a partir daí, exceto se rasgarmos estatutos, pisotearmos as leis, o que tenho certeza que a CBF não vai fazer. Discutidas as leis e provando-se a ilegalidade, pronto: está encerrado o assunto. Não temos mais o que fazer. Fosse dentro da legalidade, passaríamos à segunda etapa e veríamos se é legal ou oportuno. Entendemos que não é justo, oportuno e, acima de tudo, é ilegal - afirmou à Bradesco Esportes.
Rubinho ainda disse que a Sul-Minas-Rio é feita em moldes totalmente diferentes de torneios como a Copa Verde e a Copa do Nordeste.
Ainda hoje vi uma declaração do doutor Martorelli se posicionado contrariamente a esse torneio, a essa coisa pirata que estão aí propagando. Dentro do calendário que a CBF propagou não tem espaço para isso, não tem data. Não foi liga fundada, não foi movimento de insurreição, separatista ou de rebeldia. Quadro completamente diferente do que estamos propagando com esse tal Sul-Minas... Rio... Sei lá o quê"
Rubens Lopes Filho, ironizando a Liga Sul-Minas-Rio
- Essa Copa Verde é para dar um pouco mais de atividade aos clubes que não participam de competições mais importantes. A Copa do Nordeste não é liga, é uma associação à qual foi destinada a competência e incumbência de organizar, gerenciar uma competição que foi formatada e aprovada pelas federações regionais. Todas as federações com clubes envolvidos na Copa do Nordeste se reuniram e criaram as regras. Não foi liga fundada, não foi movimento de insurreição, separatista, de rebeldia. Quadro completamente diferente do que estamos propagando com esse tal Sul-Minas... Rio... Sei lá o quê. Esse nome aí que todo mundo que dar e vai aí para fora. Essa Copa do Nordeste não terá mais o direito de indicar seu campeão a uma competição sul-americana, o que acho que tira uma atrativo. Que nem essa Sul-Minas, que vai levar aonde? Vai levar para lugar nenhum. Isso (Sul-Minas-Rio) é para alguns é a salvação, para alguns é argumento de campanha e para outros no geral é prejudicial ao futebol brasileiro. Em detrimento de muitos, eles querem apenas privilegiar uma minoria. Querem implantar a ditadura do minoria, subvertendo totalmente os princípios democráticos, que são aqueles em que a maioria prevalece em relação à minoria.
O dirigente agregou que o presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), Rinaldo José Martorelli, manifestou-se contrariamente à Copa Sul-Minas-Rio por considerar que ela é prejudicial à saúde dos atletas.
- Os atletas brigaram para que tivessem, após o período de férias, um tempo maior de dedicação à pré-temporada com o objetivo de que entrassem em melhores condições físicas e de saúde nas competições. Tiveram suas reivindicações atendidas. Você falar em colocar um campeonato nesse período destinado à melhor preparação dos atletas é um contrassenso. Contra isso já se posicionou o doutor Martorelli, que é o presidente da FENAPAF. Ainda hoje vi uma declaração dele se posicionado contrariamente a esse torneio, a essa coisa pirata que estão aí propagando. Dentro do calendário que a CBF propagou não tem espaço para isso, não tem data.
Não sei se o Vasco está sendo perseguido. Sei que o Vasco está sendo prejudicado. Perseguidos eu digo que estão sendo os árbitros do Rio de Janeiro. Mas em relação ao Vasco e a outros clubes quaisquer não posso fazer afirmação apenas registro a observação de que está sendo muito prejudicado". 
Rubens Lopes Filho
Rubens Lopes também direcionou seus ataques a Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. Rubinho usou tom de ironia para abordar os sorteios de árbitros, insinuando que as escalas são feitas de forma premeditada. Questionou também os critérios que indicam um juiz ao quadro da Fifa.
- As escalas são feitas com segundas intenções. Pedi para que árbitros do Rio não fossem escalados em partidas de clubes de Santa Catarina, porque os clubes de lá têm uma disputa com o Vasco lutando para não descer. Não gostaria. Adiantou o quê? Nada. Para ostentar autoridade e provocar, no jogo Sport e Avaí o trio inteiro foi do Rio de Janeiro. Botaram o Péricles (Bassols) e não sei mais quem. Agora em outro jogo de time de Santa Catarina o árbitro foi Marcelo de Lima Henrique. "Ah, ele está em Pernambuco". Mas a formação dele é toda no Rio de Janeiro. Então você nota que no ar há uma coisa que não deve ser boa intenção. A justificativa da CBF é que se trata de um árbitro Fifa. Isso é história do Boitatá, que todo mundo sabe que árbitro Fifa não é mais competente do que ninguém. O árbitro Fifa não faz prova. O escudo é dado por questão política, do QI, do Quem Indica. 
Rubinho ainda saiu em defesa do Vasco e, ao comentar a recomendação para marcação de pênaltis de bola na mão ou não, aludiu muito provavelmente a lance em que Tiago Luís, da Chapecoense, tocou com o braço na bola dentro da área, jogada ignorada pelo juiz mineiro Ricardo Marques Ribeiro.
- Eu sou um defensor dos árbitros. Por quê? É extremamente desigual, desumano e injusto o que acontece com os árbitros. O árbitro sozinho tem que decidir, e os especialistas têm 32 câmeras. Os árbitros de hoje são melhores do que os de antes. Mas existem alguns erros inexplicáveis. Não podem existir dois pesos e duas medidas. A CBF faz seminários, reúne todo mundo, percorre as federações... "Quando você aumentou superfície corporal com o braço é para ser considerada uma ação intencional". Aí vimos uma partida agora em que o atleta levanta o braço numa bola cruzada, bota a mão na bola mais escandalosamente que a do Maradona, e o árbitro diz que aquilo foi natural. Eu não sei. Determinados sorteios (usam tom de voz irônico ao falar a palavra sorteio) são sempre ganhos por alguns profissionais para essa ou aquela partida. De modo geral acho que esse quadro não vai mudar, a não ser que haja uma mobilização geral. Enquanto o presidente da comissão for o atual eu não acredito em mudanças e o responsabilizo por tudo aquilo que há acontecendo. E mais: responsabilizo a CBF por permitir que essas coisas aconteçam. Não sei se o Vasco está sendo perseguido. Sei que o Vasco está sendo prejudicado. Perseguidos eu digo que estão sendo os árbitros do Rio de Janeiro. Mas em relação ao Vasco e a outros clubes quaisquer não posso fazer afirmação apenas registro a observação de que está sendo muito prejudicado.
Confira outros tópicos abordados por Rubens Lopes Filho
Oposição de Fla e Flu ao Carioca 2016:
Tão logo acabou o campeonato (estadual), nós criamos um grupo de trabalho igualzinho ao que a CBF criou para debater assuntos que fossem importantes para a melhoria do Campeonato Estadual. Designamos os presidentes dos quatro grandes, mais os presidentes do Boavista, Cabofriense e Madureira. Esse grupo de trabalho se reuniu durante 90 dias para discutir o que seria melhor para o campeonato. Durante os 90 dias os presidentes de Fluminense e Flamengo não apareceram em nenhuma das reuniões. Na reunião do Arbitral, também nenhum dos dois se fez representar. Aconteceu no meio de agosto e não sei por que agora estão levantando questões. Ninguém pode pagar pela omissão.
Possíveis retaliações a times que usem reservas no Carioca
Tipo de decisão que não temos nenhum controle sobre ela, sabendo, contudo, que existem consequências. Todas as vezes que você causar prejuízo a outrem responde por isso. São 14 clubes que são condôminos, como esses outros dois, que, se virem seus direitos violados, seus interesses prejudicados ou seu produto depreciado por atitude de alguns, eles têm todo o direito de reivindicar ressarcimento desse prejuízo. Assim como a empresa que paga pela transmissão desse campeonato e que alguns clubes já receberam antecipadamente algumas das suas cotas. Por outro lado no Regulamento Geral de Competições aprovado pelos clubes existem dispositivos que dificultam a adoção de "vou jogar tudo com time reserva".
Mais contra a Sul-Minas-Rio
Diz o estatuto da CBF com toda clareza que à CBF compete homologar ou não liga nacional da qual participem todos os clubes das séries A e B. Todos! Quando o dispositivo fala em "todos", não tem exceção. Isso não deve ser feito, não vai ser feito e não pode ser feito por decisão monocrática: do presidente ou por órgão executivo, pela diretoria. O julgamento e a análise de reconhecimento de liga é competência exclusiva da Assembleia Geral. Ponto. Qualquer coisa diferente disso está errada.
Comentário sobre escalação de árbitro em jogos do Avaí
No caso do Avaí, esse árbitro (Luis Teixeira Rocha) só havia apitado uma partida na vida nesse Campeonato Brasileiro, que foi um jogo do Avaí. E esse árbitro no returno voltou a apitar jogo do Avaí, que foi Avaí e Vasco. Essas coincidências têm acontecido com relativa frequência. 
fonte: globo