sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Seleção não convoca quatro atletas de mesmo time no Brasil desde 2001

Em lista sem restrições, última vez foi sob a batuta de Emerson Leão, e Vasco foi o clube que mais cedeu jogadores: Juninho Paulista, Pernambucano, Euller e Romário

Por 
Rio de Janeiro
renato augusto elias corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)Renato Augusto e Elias foram convocados por Dunga (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)
Dunga divulgou a lista de convocados da Seleção na última quinta-feira, no Rio de Janeiro, com oito jogadores que atuam no futebol brasileiro. Mas o que chamou mesmo a atenção foi a presença de quatro jogadores do Corinthians: o goleiro Cássio, o zagueiro Gil e os meio-campistas Renato Augusto e Elias. Eles foram chamados para os jogos diante da Argentina, no dia 12 de novembro, em Buenos Aires, e diante do Peru, no dia 17, em Salvador, ambos pelas eliminatórias. E quando tal situação ocorreu pela última vez?
Lembra? Foi em 2001, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. Sob a batuta do técnico Emerson Leão, a convocação contou com quatro jogadores do Vasco: Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Euller e Romário. Naquela ocasião, no dia  28 de março, o Brasil foi derrotado por 1 a 0 pelo Equador, no Estádio Olímpico Atahualpa. Aquela lista pôde contar tanto com atletas que atuavam no Brasil como no exterior - diferentemente do que aconteceu nos últimos anos em amistosos ou Superclássico das Américas. 
No confronto diante dos equatorianos, o Brasil entrou em campo com a seguinte formação: Rogério Ceni, Belletti, Lúcio, Roque Júnior e Sylvinho; Emerson, Vampeta, Juninho Paulista e Rivaldo; Ronaldinho Gaúcho e Romário. Euller entrou no segundo tempo, e Juninho Pernambucano não foi utilizado por Leão.
Romário Juninho Paulista Brasil Equador março 2001 (Foto: Getty Images)Romário e Juninho Paulista foram titulares na derrota do Brasil para o Equador em março de 2001 (Foto: Getty Images)

Na coletiva da última quinta-feira, Dunga comentou a presença dos jogadores do Corinthians na convocação para as eliminatórias da Copa de 2018.
Para nós, não importa se o jogador está no Brasil ou na Europa. O que importa é o rendimento desses jogadores 
Dunga, sobre quatro atletas do Corinthians na lista da Seleção
- Para nós, não importa se o jogador está no Brasil ou na Europa. O que importa é o rendimento desses jogadores. Vamos olhar sempre pelo lado técnico. É importante serem jogadores habituados a vencer, e isso acrescenta muito numa convocação – afirmou o treinador.
Em 2013, apenas jogadores que atuam no Brasil
Em lista somente com atletas que atuam no Brasil, tal situação havia acontecido com Luiz Felipe Scolari, em 2013. Naquela ocasião, o Corinthians também cedeu quatro atletas para o duelo diante da Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra: o goleiro Matheus Vidotto, os volantes Paulinho e Ralf e o atacante Alexandre Pato foram chamados pelo comandante. Em campo, a Seleção venceu os rivais por 4 a 0.
Os compromissos da seleção brasileira pelas eliminatórias, contra Argentina e Peru, serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site ainda acompanha os dois confrontos em Tempo Real.
FONTE: GLOBO