sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Francês obtém apoio de federações e se torna o quarto candidato à Fifa

Jérôme Champagne trabalhou por 11 anos na entidade como secretário-geral

Por 
Zurique, Suíça
Jérôme Champagne candidato presidência Fifa (Foto: Getty Images)Champagne é mais um candidato à presidência da Fifa (Foto: Getty Images)
O posto de sucessor de Joseph Blatter ganhou mais um concorrente. O francês Jérôme Champagne anunciou nesta sexta-feira a sua candidatura à presidência da Fifa ao conseguir o apoio de cinco federações. Ele tem 57 anos e trabalhou por 11 anos na entidade, dentre outras funções, como secretário-geral adjunto. 

Champagne é o quarto nome a ter conseguido o pré-requisito para competir na eleição marcada para 26 de fevereiro. Os outros são o francês Michel Platini (cuja candidatura permanecerá bloqueada enquanto durar sua suspensão de 90 dias), o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein e o ex-capitão de Trinidad e Tobago David Nakhid. 

O brasileiro Zico está perto de oficializar sua candidatura. O prazo final é segunda-feira, dia 26.

Champagne entrou na Fifa por intermédio de Blatter, quando o suíço foi eleito pela primeira vez para presidir a entidade. Sua primeira função foi de conselheiro internacional. Champagne também é próximo de Michel Platini, seu rival no pleito, a quem ajudou a ser eleito mandatário da Uefa.

- Acima de tudo, precisamos salvar o papel da Fifa de comando e redistribuição, que está a perigo em um momento em que isso é mais necessário. Também devemos recuperar a credibilidade da Fifa, e prepará-la para os desafios de um mundo em constante evolução – disse em sua mensagem aos fãs de futebol. 

FONTE: GLOBO