quinta-feira, 15 de outubro de 2015

País mais novo do mundo estreia nas Eliminatórias da África com empate

Sudão do Sul fica no 1 a 1 em jogo que começou na quarta e acabou nesta quinta


Sudão do Sul (Foto: Reprodução / Site Oficial da Fifa)
A primeira vez, a gente nunca esquece. O ditado popular pode ser aplicado para o Sudão do Sul. Em jogo que começou na quarta e acabou somente nesta quinta, a seleção debutou pela Eliminatórias para a Copa do Mundo com empate em 1 a 1 com a Mauritânia, em casa, em partida válida pela primeira fase.

O jogo de estreia havia sido interrompido com dez minutos nesta quarta devido à forte chuva. No entanto, os dois gols já tinham sido marcados. A Mauritânia tirou o zero do placar com Bagili, mas Aboi empatou para o Sudão do Sul.


As duas seleções fazem o jogo de volta na terça-feira. O duelo é um dos 13 da primeira fase das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2018. Esta etapa envolve os 26 piores colocados do continente no ranking da Fifa.

PAÍS MAIS NOVO DO MUNDO

O Sudão do Sul conquistou sua independência do Sudão somente em 2011, quando mais de 98% dos votantes em um referendo foram a favor da separação. Isso porque os dois países possuíam culturas muito diferentes. Como a capital Cartum ficava ao norte, a população do Sul sentia-se discriminada. 

O idioma oficial no Sudão do Sul é o inglês, mas conta com línguas não-oficiais, como o árabe de Juba, dinka, nuer, zande, bari e o shilluk. A estimativa é que o novo país tenha mais de 11 milhões de habitantes.

OUTROS JOGOS

SEYCHELLES 0 x 1 BURUNDI
ILHAS MAURÍCIO 2 x 5 QUÊNIA
TANZÂNIA 2 x 0 MALAUI
COMORES 0 x 0 LESOTO

FONTE: LANCE