'O cronograma estabelecido vem sendo cumprido', afirma Márcia Lins, secretária de Esportes do Rio de Janeiro, sobre a reforma do Maracanã
Jérome Valcke, secretáro-geral da Fifa, deu um puxão de orelhas nos brasileiros
A preocupação do secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, com a organização da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, não encontrou eco entre os responsáveis pelas obras nos estádios que sediarão os jogos. Nesta segunda-feira, Valcke deu um puxão de orelhas ao dizer que o país está atrasado em relação às obras. Porém, os dirigentes brasileiros expuseram as suas respectivas situações.
A secretária de Esportes do Rio de Janeiro, Márcia Lins, disse que as obras do Maracanã estão no prazo e que a remodelação do estádio começou no dia 1º de março e que licitação para próxima etapa está perto de ser divulgada.
- A primeira fase das obras começou no dia 1º de março, com a parte de sondagem do solo. O cronograma estabelecido vem sendo cumprido - disse Lins.
Ainda de acordo com a secretária, nos próximos dias será divulgado o edital de licitação da segunda etapa das obras do Maracanã. Márcia Lins afirmou que restam poucos detalhes.
- Estamos em fase final de ajustes técnicos da licitação - explicou.
Já a diretoria do São Paulo divulgou uma nota para explicar a situação do Morumbi. Segundo os dirigentes paulistas, as reformas já estão em andamento, tendo sido iniciadas em 3 de março de 2008. Os dirigentes garantem que o estádio estará pronto até de dezembro de 2012, prazo dado pela Fifa.
Segundo a nota, há uma relação de obras em andamento, como substituições de 24.446 cadeiras antigas por modelos novos, reforma dos sanitários e saneamento, construção dos camarotes Vip's, além de três edificações adaptadas para áreas de comercialização e atendimento ao público, concluídas em fevereiro deste ano.
A diretoria são-paulina esclareceu ainda que o início das reformas estruturais ainda aguarda pelo parecer da Fifa sobre o projeto apresentado no dia 15 de abril.
Em Pernambuco, a situação segue o mesmo padrão. A licitação está em andamento e a promessa é de que as obras comecem o quanto antes. George Braga, secretário especial de Pernambuco, prometeu que até a próxima sexta-feira tudo estará como a Fifa quer e que nada vai atrapalhar as obras.
- Estamos terminando a licitação da Arena da Copa na sexta-feira, quando selecionaremos o vencedor. A partir daí, começa o processo de formalidades, e devemos iniciar as obras até o final do mês. Estamos tranquilos que isso não vai atrapalhar nossas obras. Se iniciarmos com no máximo 30 dias de atraso, não teremos problemas em concluir os trabalhos a tempo de entregar a arena até 31 de dezembro de 2012, e quem sabe ser sede da Copa das Confederações, se for o caso - disse Braga.
Já para o secretário do Trabalho e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, a burocracia das leis do Brasil têm atrapalhado a velocidade das obras. Segundo o secretário, tudo depende da boa vontade das esferas do poder público.
- Temos atendido essas demandas de tempo, mas há limitações da própria legislação brasileira. O fundamental, que é a licitação foi aberta e o vencedor será anunciado em dezembro. O contrato foi assinado em janeiro. Mas as negociações para liberação do financiamento do BNDES ainda estão se processando. Todo processo demanda no início um tempo maior. Mas iniciadas as intervenções, acho que vai rápido - explicou Vasconcelos.
O secretário de Esportes do Ceará, Ferruccio Feitosa, o seu estado não enfrentará problemas, pois tem cumprido as determinações da Fifa. O dirigente acha correto que Jérome Vicke cobre com rigidez as ações.
- Nós começamos o processo licitatório em dezembro de 2009 e queremos declarar o vencedor ainda neste mês de maio. Acho que o recado do Jerome Valcke é para as cidades que nem iniciaram o processo licitatório, no que ele tem razão, é preocupante. Nós estamos em situação até confortável, pois não vamos construir um novo estádio. Vamos reformar o Castelão. Estou convicto e certo que estaremos com as obras prontas e cumpriremos o prazo de dezembro de 2012 - disse Ferrucio.
Segundo levantamento feito pelo site "G1.com", dos 12 estádios, metade está com as obras atrasadas. Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo já iniciaram as reformas. Já Rio de Janeiro, Brasília, Savador, Recife, Natal e Fortaleza estão com o cronograma atrasado.