Segundo 'O Globo', lei da Liga Inglesa impede uso de atletas que não pertençam somente aos clubes envolvidos nas negociações
(Foto: Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM)
O empresário iraniano Kia Joorabichian está novamente no centro de uma polêmica, mesmo que desta vez involuntariamente. Segundo o jornal "O Globo", a transferência do meia brasileiro Ramires do Benfica para o Chelsea pode ser impedida por artigo da legislação da Liga Inglesa pelo fato de Joorabichian ter, de acordo com a imprensa portuguesa, emprestado € 6 milhões (R$ 14 milhões) ao clube português na época da contratação do jogador do Cruzeiro.
A Liga Inglesa impede que sejam utilizados jogadores que não pertençam inteiramente aos clubes envolvidos nas negociações. O próprio presidente do Benfica, Luís Felipe Vieira, teria admitido a participação de investidores externos na transação com o Cruzeiro, em meados de 2009.
O caso será acompanhado de perto pela Liga Inglesa, mas uma saída do clube português pode ser a apresentação de Joorabichian e outros empresários apenas como financiadores da contratação de Ramires no ano passado, diz "O Globo". Segundo a rede de televisão britânica "BBC", o meia brasileiro já fará exames médicos no Chelsea nesta quarta.
Este item da legislação da Liga Inglesa gerou confusão na temporada 2006/2007, envolvendo também o empresário iraniano, que teria levado Tevez e Mascherano do Corinthians para o West Ham. Tevez marcou o gol que evitou o rebaixamento do time inglês, mas revoltou o Sheffield United, que acabou caindo para a Segunda Divisão. No ano passado, inclusive, o técnico do clube rebaixado em 2007, Neil Warnock, anunciou que processaria o West Ham pelo caso.
fonte: globo