terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sul-Americana inicia nesta terça valendo vaga na Libertadores

Geralmente deixada de lado pelos brasileiros, competição não terá times do Rio de Janeiro, mas alguns caçulas como Grêmio Prudente e Deportivo Lara


LDU é a atual campeã da Sul-Americana (Foto: Paulo Sérgio)

LDU é a atual campeã da Sul-Americana (Foto: Paulo Sérgio)

Bernardo Gleizer
Bernardo Gleizer RIO DE JANEIRO (RJ)
Entre em contato

Muitas vezes deixada de lado pelos clubes brasileiros, a Copa Sul-Americana de 2010 começa nesta terça-feira com um grande atrativo. O campeão da competição ganha o direito de disputar da Copa Libertadores de 2011, além de uma boa premiação em dinheiro dada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A competição reúne, em sua maioria, equipes que não conquistaram vaga para a Copa Libertadores por meio de torneios nacionais. Teoricamente, o nível da competição desta maneira fica mais fraco. Apenas Argentina e Equador, das dez federações afiliadas, apontaram as equipes mais bem classificadas em seus campeonatos.

No total, são 39 equipes. Brasil, com oito, e Argentina, com seis, são os países com mais representantes. As equipes destes países entram na segunda fase do torneio, sempre em confrontos domésticos. A LDU, atual campeã (venceu o Fluminense na final em 2009), entra direto nas oitavas de final. Vale lembrar que a Sul-Americana é toda disputada no sistema de mata-mata.

SUL-AMERICANA SEM CARIOCAS
A Sul-Americana não terá pela primeira vez um time carioca sequer participando - em 2002, o Brasil não entrou. O Flamengo não vai jogar pois o campeão brasileiro se classifica só para a Libertadores. Botafogo e Fluminense terminaram o Brasileirão-2009 fora da zona de classificação da Sul-Americana e o Vasco estava disputando a Série B. Único brasileiro campeão, o Internacional também não participa, já que terminou o Brasileirão-2009 na zona da Libertadores.

ARGENTINA ENFRAQUECIDA
País com mais títulos da competição (quatro), a Argentina não terá sua dupla de gigantes na edição de 2010. Convidados nas outras edições, River Plate e Boca Juniors não se classificaram. A Argentina faturou o título com o próprio Boca (duas vezes, em 2004 e 2005), San Lorenzo (2002) e com o modesto Arsenal de Sarandí (em 2007). Brasil (Internacional-2008), Equador (LDU-2009), México (Pachuca-2006) e Peru (Cienciano-2003) foram os outros países que tiveram campeões.

ESTREANTES
A competição vai marcar muitas estreias. No Brasil, Avaí e Grêmio Prudente disputarão a primeira competição internacional oficial de suas histórias. O mesmo acontece com Sport Huancayo e Universidad César Vallejo (ambos do Peru) e Deportivo Lara (da Venezuela). O clube venezuelano, inclusive, é o caçula da competição (foi fundado no ano passado). O Grêmio Prudente era o antigo Barueri (fundado em 1989).

RODADA NO MEIO DE SEMANA
Em jogo isolado, Defensor Sporting (URU) e Olimpia (PAR) abrem a Sul-Americana 2010 nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), em Montevidéu. Na quarta, o Brasil estreia. Grêmio Prudente e Atlético Mineiro se enfrentam em Presidente Prudente, às 19h, com Deportivo Quito (EQU) x Universidad San Martín (PER) às 21h15. Na quinta, fecham a rodada Goiás x Grêmio, no Serra Dourada, às 19h30; e Atlético Huila (COL) x Trujillanos (VEN), às 23h30.

PARTICIPANTES:

ARGENTINA
Banfield (melhor pontuação na temporada 2009/2010), Argentinos Juniors (segunda melhor pontuação), Estudiantes (3ª), Newell's Old Boys (4ª), Independiente (5ª) e Vélez Sarsfield (6ª)

BOLÍVIA
San José (terceiro lugar no Apertura-2009), Oriente Petrolero (terceiro lugar no Clausura-2009) e Universitario de Sucre (torneio seletivo entre os primeiros do Apertura-2010)

BRASIL
Palmeiras (quinto no Brasileirão-2009), Avaí (6º), Atlético Mineiro (7º), Grêmio (8º), Goiás (9º), Grêmio Prudente (10º), Santos (11º) e Vitória (12º)

CHILE
Unión San Felipe (campeão da Copa Chile-2009) e Colo-Colo (vencedor do primeiro turno do Nacional-2010). A terceira vaga será definida um confronto em ida e volta entre Universidad de Chile e Municipal Iquique.

COLÔMBIA
Deportes Tolima (segunda melhor pontuação na temporada de 2009), Independiente Santa Fé (campeão da Copa Colômbia-2009) e Atlético Huila (terceira melhor pontuação em 2009)

EQUADOR
LDU (atual campeão), Emelec (melhor pontuação do primeiro turno da temporada 2010), Barcelona (segunda melhor pontuação) e Deportivo Quito (terceira melhor pontuação)

PARAGUAI
Cerro Porteño (campeão com a melhor pontuação da temporada de 2009), Olimpia (quarta melhor pontuação em 2009) e Guaraní (quinta melhor pontuação)

PERU
Sport Huancayo (quarta melhor pontuação na temporada de 2009), Universidad San Martín (quinta melhor pontuação) e Universidad César Vallejo (sexta melhor pontuação)

URUGUAI
Peñarol (campeão do Campeonato Uruguaio-2009/2010), River Plate (quarta melhor pontuação da temporada 2009/2010) e Defensor Sporting (quinta melhor pontuação)

VENEZUELA
Caracas (campeão da Copa Venezuela-2009), Trujillanos (vice-campeão da Copa Venezuela-2009) e Deportivo Lara (quarta melhor pontuação da temporada 2009/2010)