segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pós-Copa: cariocas sobem, paulistas caem

Após pausa, equipes de São Paulo esfriaram enquanto futebol do Rio ganhou gás extra


O Fluminense cresceu no pós-Copa e assumiu a liderança do Brasileirão. O Corinthians desacelerou.

O Fluminense cresceu no pós-Copa e assumiu a liderança do Brasileirão. O Corinthians desacelerou.

Tiago Ribas SÃO PAULO
Entre em contato

A Copa do Mundo paralisou o Campeonato Brasileiro por pouco mais de um mês e esfriou o ímpeto das equipes paulistas. Por outro lado, a interrupção fez bem para os cariocas. É isso que mostra comparação realizada pelo LANCENET! entre os períodos pré e pós Mundial, quando ocorreram sete rodadas em cada um deles. Fluminense e Corinthians são exemplos ilustrativos dessa situação. Enquantos os cariocas assumiram a ponta da tabela , os paulistas, que terminaram a primeira etapa como líderes, estão agora a quatro pontos do oponente e são apenas os sétimos em aproveitamento depois do Mundial.

Outro time do Rio de Janeiro, o Vasco, é o que mais saltou posições nas últimas sete rodadas. O Gigante da Colina subiu dez posições na tabela. São Paulo e Santos, por sua vez, cairam sete lugares (o Peixe, no entanto, tem um jogo a menos pelo adiamento de partida contra o Internacional).

Confira os detalhes da comparação:

Briga pela liderança
Após a Copa do Mundo, o Fluminense, que já vinha fazendo boa campanha no Brasileirão (ocupava a terceira posição), subiu de rendimento e fez uma campanha igual à do Corinthians antes da pausa, com cinco vitórias e dois empates. O bom desempenho do Flu e a queda do Timão, que faz apenas a sétima melhor campanha no pós-Copa, são os motivos do Tricolor ter disparado na liderança do Campeonato.

Quem surpreendeu e entrou na briga pelo título foi o Avaí. Antes da Copa, a equipe catarinense ocupava a 12ª posição na tabela, mas nesta segunda etapa, se recuperou e com quatro vitórias, dois empates e somente uma derrota, subiu para a 3ª posição.

O destaque negativo das equipes que disputavam a liderança no período pré-Copa foi o Ceará. O time nordestino terminou a sétima rodada com o mesmo número de pontos do líder Corinthians, mas, com a segunda pior campanha no pós-Copa, com quatro empates e três derrotas, chegou à sexta posição.

Rebaixamento
Na zona de rebaixamento pouca coisa mudou da sétima rodada para cá. Os Atléticos Paranaense, Mineiro e Goiano mantiveram a má campanha do período pré-Copa e continuam na mesma posição (17ª, 18ª e 20ª, respectivamente).

Quem conseguiu se recuperar nos últimos sete jogos foi o Vasco. Com a segunda melhor campanha após a Copa do Mundo, com quatro vitórias e três empates, o Gigante da Colina saiu da 19ª colocação no campeonato e chegou à nona posição.

A vaga do clube cruz-maltino na zona da degola foi ocupada pelo Goiás, que, até o momento, faz a pior campanha no pós-Copa, com três empates e quatro derrotas. O clube esmeraldino caiu 12 posições, saindo da sétima colocação e chegando à 19ª posição.

Paulistas em baixa...
Santos, Guarani e São Paulo cairam de rendimento com a volta do Brasileirão. Cada um deles perdeu sete posições na tabela e ocupam a 11ª, a 12ª e a 13ª posições, respectivamente. Quem ainda pode se recuperar é o Peixe, que teve o jogo contra o Internacional, na Vila Belmiro, adiado e ganharia posições com uma vitória sobre os gaúchos.

O Palmeiras é outro que não aproveitou bem a pausa para a Copa. Mesmo com a chegada de vários reforços e do técnico Luiz Felipe Scolari, o Alviverde manteve aproveitamento similar do período pré-Copa e continua na 10ª posição. Com o novo treinador, a equipe só obteve a primeira vitória no último sábado contra o Atlético-PR (2 a 0).

...Cariocas em alta
Além de Fluminense e Vasco, o Botafogo também melhorou de rendimento após a Copa do Mundo. A equipe ocupava a oitava posição na tabela e, com a sexta melhor campanha no pós-Copa, com três vitórias, três empates e uma derrota, entrou na zona de classificação para a Libertadores, ocupando a quarta posição.

O Flamengo, que fazia campanha regular antes da pausa para o Mundial, manteve aproveitamento similar no pós-Copa e ganhou uma posição na tabela, ocupando, no momento, a oitava colocação.

Inter embalado
Ainda envolvido com a disputa da Libertadores, o Internacional aproveitou o intervalo entre o fim da Copa do Mundo e os jogos decisivos do torneio continental para se recuperar no Brasileirão. Antes da pausa, a equipe ocupava apenas a 16ª posição na tabela, mas, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, subiu nove posições e está na sétima posição, com um jogo a menos que seus rivais.

Confira abaixo a campanha de todas as equipes entre a sétima e a 14ª rodadas do Brasileirão:

Pos.TimePontosVitóriasEmpatesDerrotas
Fluminense

17

5

2

0

Vasco

15

4

3

0

Avaí

14

4

2

1

Internacional*

13

4

1

1

Botafogo

12

3

3

1

Cruzeiro

12

3

3

1

Corinthians

11

3

2

2

Flamengo

11

3

2

2

Palmeiras

10

2

4

1

10°Vitória

9

2

3

2

11°Atlético-MG

7

2

1

4

12°Atlético-PR

7

2

1

4

13°Grêmio-PP

7

1

4

2

14°

Grêmio

7

1

4

2

15°

Santos*

6

2

0

4

16°São Paulo

6

1

3

3

17°

Guarani

6

1

3

3

18°Atlético-GO

5

1

2

4

19°Ceará

4

0

4

3

20°Goiás

3

0

3

4


* O jogo Santos x Internacional, da 13ª rodada do Brasileirão, foi adiado. Com isso, as duas equipes têm um jogo a menos.

FONTE: LANCE