Colchoneros alcançam 11 vitórias consecutivas e farão sua segunda final
da Liga Europa em três temporadas. Adversário será o 'pai' Athletic Bilbao
Por GLOBOESPORTE.COM
Valência, Espanha
Comente agora
O Atlético de Madri está em mais uma final de Liga Europa. E com direito a recorde. Ao derrotarem o Valencia, por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, no Estádio Mestalla, os colchoneros igualaram a marca do Barcelona de 2002/2003, com 11 vitórias consecutivas em competições europeias. O adversário na grande decisão do próximo dia 9, na Arena Nacional de Bucareste, na Romênia, será o Athletic Bilbao, que passou pelo Sporting Lisboa com show de Fernando Llorente.
Desta vez, o centroavante colombiano Falcao García passou em branco. Herói no jogo de ida, quando o time de DiegoSimeone venceu por 4 a 2 com dois gols seus, ele viu o companheiro Adrián López brilhar com um chutaço. Aos 14 minutos da etapa final, o espanhol recebeu lançamento do brasileiro Diego na quina da grande área e colocou no ângulo de Diego Alves. Além dos Diegos, o zagueiro Miranda e o lateral Filipe Luís, por parte dos visitantes, e o atacante Jonas, dos donos da casa, foram outros brasileiros em campo.
saiba mais
Se faltaram gols, sobrou polêmica. Aos 33 minutos da etapa final, o árbitro Damir Skomina assinalou pênalti a favor do Valencia quando, na verdade, fora o zagueiro do time da casa, Ricardo Costa, quem colocou a mão na bola. O volante português Tiago revoltou-se com a marcação e acabou agredindo o atacante Roberto Soldado, o que resultou em sua expulsão. Depois, após conversar com o assistente, o juiz voltou atrás e anulou a marcação.
História
Em temporada de recuperação sob o comando de Simeone, o Atlético poderá ser campeão europeu pela segunda vez em três temporadas. Em 2009/2010, quando ainda contava com Sergio Agüero e Diego Forlán em seu elenco, os colchoneros superaram o Fulham, por 2 a 1, na prorrogação, em Hamburgo, na Alemanha. O atacante uruguaio marcou os dois gols dos espanhóis.
A decisão marcará o reencontro de duas equipes com história para lá de comum. Em abril de 1903, um grupo de estudantes bascos decidiu fundar uma equipe filial do Athletic Bilbao na capital espanhola: estava criado o Atlético de Madri, com as mesmas cores e escudos e camisas similares.