terça-feira, 17 de abril de 2012

Interior paulista revela boas opções para o mercado. Veja 10 sugestões!


GLOBOESPORTE.COM seleciona, entre os clubes do interior, jogadores que podem servir como reforços para os grandes na temporada

Por GLOBOESPORTE.COM
São Paulo
Mogi Mirim e Ituano duelam no Romildão (Foto: Rafael Bertanha / Mogi Mirim)
Hernane, do Mogi Mirim, é o artilheiro do Paulistão
(Foto: Rafael Bertanha / Mogi Mirim)
Vitrine para boa parte dos jogadores de clubes do interior, a primeira fase do Campeonato Paulista chegou ao fim. Quatro clubes “caipiras” alcançaram as quartas de final: Guarani, Mogi Mirim, Bragantino e Ponte Preta. Alguns dos outros times, eliminados do estadual e fora do calendário nacional, não disputarão outras competições em 2012 e devem dispensar a maior parte do elenco. Em um raio-x desse mercado, o GLOBOESPORTE.COM selecionou no interior dez boas sugestões de compra para os grandes.
Líder e vice-líder da artilharia no torneio, respectivamente, os atacantes Hernane, do Mogi Mirim, e Giancarlo, do Bragantino, são os maiores destaques entre os jogadores listados. As opções variam desde o jovem meia Felipe, também do Mogi, até o experiente Danilo Sacramento, do Guarani. Veja os pontos fortes e as situações contratuais de cada um na lista abaixo.
Confira abaixo 10 destaques do interior que podem ser aproveitados pelos grandes:
Hernane (Hernane Vidal de Souza, 25 anos, atacante do Mogi Mirim) - Artilheiro do Paulistão até o momento, com 13 gols, tem no posicionamento dentro da área e na força física os pontos fortes. Também sabe fazer o papel de pivô. Revelado pelo São Paulo, onde foi pouco aproveitado, tem contrato com o Sapão até 30 de abril. Depois, fica livre.
Renato Cajá: Ponte Preta 480 (Foto: Divulgação / EPTV)Renato Cajá
Renato Cajá (Renato Adriano Jacó de Morais, 27 anos, meia da Ponte Preta) - O maestro da Macaca reúne as características esperadas para um camisa 10 clássico. Canhoto, tem boa visão de jogo e é capaz de resolver a partida em único lance, com uma finalização precisa ou um lançamento na medida. Já teve chances em grandes clubes: foi bem no Botafogo, mas deixou a desejar no Grêmio. Com direitos fixados em cerca de R$ 3 milhões, Cajá pertence ao Guangzhou Evergrande (mesmo clube de Darío Conca), da China, com quem tem contrato até 2015. Os chineses, porém, já demonstraram interesse em negociá-lo para abrir uma vaga de estrangeiro. A Ponte, que fica com o jogador por empréstimo até 31 de maio, tenta mantê-lo, mas a concorrência promete ser forte.
 

Romarinho Bragantino (Foto: globoesporte.com)Romarinho
Romarinho (Romário Ricardo da Silva, 21 anos, atacante do Bragantino) – Revelado pelo Rio Branco, passou rapidamente por Desportivo Brasil e São Bernardo. É baixinho (1,74m), mas leva vantagem entre os zagueiros por sua agilidade. Recentemente, renovou seu contrato com o clube até março de 2015, mas o presidente Marco Chedid já deixou clara a intenção de negociá-lo. O Santos surge como clube mais interessado.
Danilo Sacramento, meia do Guarani (Foto: Rodrigo Gianesi/Globoesporte.com)D.Sacramento
Danilo Sacramento (Danilo Valério Sacramento, 29 anos, meia do Guarani) - Apesar da idade, chama a atenção pela precisão nos cruzamentos e nas cobranças de falta com a perna esquerda. É o cerébro da equipe bugrina, jogando um pouco mais recuado do que Fumagalli, dando qualidade à saída da bola da defesa para o ataque. Assinou com o Bugre até o fim da Série B do Brasileiro deste ano.
Leandro Carvalho, volante do Botafogo-SP (Foto: Rafael Martinez / Botafogo FC)L. Carvalho
Leandro Carvalho (Leandro Hercílio Carvalho da Silveira, 28 anos, volante do Botafogo) – Volante de muita força física, destacou-se no Pantera, apesar da defesa ruim (com 40 gols sofridos, o time teve a segunda pior do Paulistão). Defendeu o Guarani na Série B do Brasileiro e foi sondado pelo Fortaleza, mas acabou voltando ao clube de Ribeirão, pelo qual já havia jogado o Paulistão-2011. Contrato acabou com o fim do estadual.
Meia Felipe, durante treino do Mogi Mirim (Foto: Divulgação Mogi Mirim)Felipe
Felipe (Felipe de Oliveira Silva, 21 anos, meia do Mogi Mirim) -Hábil e veloz, chega com facilidade à área adversária. Tem toque de bola refiniado e boa finalização. Emprestado ao Mogi Mirim até o fim do Campeonato Paulista, pertence ao Palmeiras, que já demonstrou interesse em sua volta para a disputa do Brasileirão. No Verdão, disputaria posição com Valdivia, Daniel Carvalho, Pedro Carmona, Patrick e Tinga.
Giancarlo: Bragantino480 (Foto: Divulgação / Site oficial do Bragantino)Giancarlo
Giancarlo (Giancarlo da Silva Moro, 29 anos, atacante do Bragantino) – Itinerante, o experiente jogador foi contratado do Paraná Clube como solução para o ataque e para suprir a ausência de Lincom, que saíra após tornar-se ídolo da torcida ao longo da Série B do Brasileirão em 2011 (e retornaria no meio do Paulistão desse ano). Dono de chute forte e preciso, formou boa dupla com Romarinho. Divide a vice-artilharia do Paulistão com Neymar.
Neto, zagueiro do Guarani (Foto: Reprodução EPTV)Neto
Neto (Hélio Hermito Zampier Neto, 26 anos, zagueiro do Guarani) -A altura (1,95m) e a força no jogo aéreo do defensor já chamaram a atenção de Muricy Ramalho, que o indicou para o Santos. A negociação, porém, foi vetada pela diretoria do Guarani. Os santistas queriam trocá-lo por um jogador pouco aproveitado por Muricy, enquanto o Guarani só aceitava compensação financeira para liberá-lo. Para não correr o risco de perder Neto, a diretoria tratou de prorrogar o vínculo com o defensor até setembro de 2014.
Uendel, lateral da Ponte Preta, durante treino (Foto: Reprodução EPTV)Uendel
Uendel (Uendel Pereira Gonçalves, 23 anos, lateral-esquerdo da Ponte Preta) - Apoia com eficiência, cruzando e concluindo com precisão, e ainda tem fôlego para voltar e não deixar espaços na defesa. É um dos artilheiros da Ponte na temporada, com quatro gols. Já teve chances no Flamengo e Grêmio, dono de seus direitos federativos. Muito jovem, não estourou. Agora, com mais experiência, talvez tenha mais sorte.
Anderson Mogi Mirim (Foto: divulgação)Anderson
Anderson (Anderson Pedro da Silva Nunes Campos, 28 anos, goleiro do Mogi Mirim) - Líder da quarta melhor defesa do Paulistão, Anderson se destaca em um ponto crítico para a maioria dos goleiros: a saída de bola, fundamento no qual tem muita segurança. Apesar da idade, é uma aposta válida. No Sapão desde a metade do ano passado, encerra seu contrato com o clube em 30 de abril, após o Paulistão.
FONTE: GLOBO