segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dirigente conversa com Patricia sobre Joel: ‘Ideia não é mudar agora’


Vice de relações externas diz que técnico precisa de tempo e, por ora, continua no cargo. Clube busca um diretor de futebol

Por Richard Souza
Rio de Janeiro
82 comentários
Joel Santana flamengo vasco (Foto: Satiro Sodré / Agência Estado)
Joel Santana em momento de frustração contra o
Vasco (Foto: Satiro Sodré / Agência Estado)
Joel Santana continua técnico do Flamengo. Pelo menos por enquanto. Esta é a posição oficial da diretoria após a eliminação do time na semifinal da Taça Rio. Depois da derrota por 3 a 2 para o Vasco (assista ao vídeo), no Engenhão, o vice de relações externas, Walter Oaquim, teve uma conversa com a presidente Patricia Amorim. Segundo ele, ficou decidido que o treinador precisa de mais tempo.

- Falo a você pela presidente que não há a disposição da diretoria de trocar o técnico. A ideia não é mudar agora. Não temos de decidir nada em 24 horas. Temos tempo. Não há o pensamento de tirá-lo. Tem de dar tempo. Não vamos gastar milhões de novo para trocar um treinador. Houve a eliminação na Libertadores, agora no Carioca, mas não é só isso. Tivemos momentos ruins, mas momentos de vitória também. Não vai ter mundança de técnico. Temos de trabalhar com a razão e não com a emoção.      

Na conversa, outras duas medidas que já estavam pré-determinadas foram reforçadas: reformular o grupo de jogadores e contratar um diretor de futebol.
- Vamos partir em busca de um diretor de futebol, um supervisor. Mas isso não deve ser nessa semana. Temos uma lista de opções e diferentes perfis. Ou vai ser um cascudo, experiente, ou alguém mais jovem, mas atuante. Nós vamos preparar o time para o Brasileiro. Estamos organizando a saída de jogadores e a entrada de outros. Mas tem de ter cuidado para não inflar a folha salarial (segundo o clube, ela é de quase R$ 5 milhões, incluindo o pagamento de direitos de imagem). Dentro de mais uns dias vamos definir quem vai sair e quem não vai.
Oaquim disse que a chegada do novo dirigente não vai interferir na decisão sobre a permanência de Joel. Dois jogadores já têm saídas definidas: o volante Airton, cujo empréstimo com o Benfica termina no meio do ano e não será renovado, e o atacante Itamar, que tem contrato até o mês de maio. Rescisões também estão sendo costuradas. A ideia do clube é oferecer aos atletas que não estão mais nos planos a metade do valor restante do contrato.

O clube conta com dois reforços: o volante paraguaio Cáceres, do Libertad, que vai se apresentar depois da participação na Libertadores, e o lateral-direito Wellington, ex-Resende.  

Fora do estadual, o Flamengo terá um longo período sem jogos. O time só volta a campo no dia 20 de maio, contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. O grupo está de folga nesta segunda-feira, e a programação da semana ainda será definida.

FONTE: GLOBO