terça-feira, 17 de setembro de 2013

Athletic Bilbao inaugura estádio com vitória sobre o Celta de Vigo

No novo San Mamés, equipe basca triunfa por 3 a 2 e se aproxima da zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões

Por 
Bilbao, Espanha
47 comentários


O primeiro passo do Athletic Bilbao em seu novo estádio foi com o pé direito. Nesta segunda, na abertura do San Mamés, que substituiu o antigo campo de mesmo nome, o time basco derrotou o Celta de Vigo por 3 a 2, com gols de San José, Iraola e Beñat. O time galego, que teve o meia Rafinha, emprestado pelo Barcelona, entre os titulares, diminuiu com o brasileiro Charles e Mina.
Com a vitória, o Athletic encostou na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Os Leones agora têm nove pontos e estão na quinta posição. Real Madrid e Villarreal estão à frente, com 10 pontos, enquanto Barcelona e Atlético de Madri lideram, com 12. Já o Celta, com cinco pontos, segue na nona colocação.
Comemoração Atlético de Bilbao estádio San Mamés (Foto: EFE)Jogadores do Athletic comemoram o gol de San José: ao fundo, o novo estádio do clube (Foto: EFE)
Depois de se despedir do San Mamés original - o estádio mais antigo da Espanha, que completou 100 anos em agosto - no fim da última temporada, o Athletic fez sua primeira partida na casa nova, que fica do outro lado da rua do velho campo. As obras, aliás, não estão concluídas e só devem ficar prontas em 2015 - um dos setores da arquibancada será erguido justamente onde era a tribuna de honra da outra arena.
O jogo
Por conta da data histórica, o novo San Mamés ficou lotado. Talvez por isso, os jogadores do Athletic tiveram problemas no início da partida. Aos 14 minutos, o jovem volante Morán errou na saída de bola, e, no contragolpe, o atacante brasileiro Charles tocou na saída de Herrerin para abrir o placar para o Celta.
A resposta dos donos da casa veio rápida. Aos 18 minutos, San José aproveitou rebote do goleiro Yoel para deixar tudo igual.
A virada do Athletic veio no segundo tempo. Primeiro, aos 16, Muniaín deu belo passe de calcanhar para Iraola bater com categoria. Aos 23, Beñat foi lançado em velocidade, invadiu a área, driblou Fontàs e chutou para ampliar. No fim, o Celta ainda diminuiu com Mina, mas não conseguiu estragar a festa dos bascos.
Benat comemoração Atlético de Bilbao (Foto: EFE)Beñat (à direita) é abraçado por Muniaín após marcar o terceiro gol do Athletic (Foto: EFE)FONTE; GLOBO