sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Marcelo deixa má fama de lado, vira líder e ganha a confiança de Felipão

Lateral do Real Madrid, que teve problemas com Dunga e Mano Menezes, assume papel de liderança na seleção brasileira e se torna incontestável

Por 
Brasília
9 comentários
Marcelo treino Seleção (Foto: Mowa Press)
Marcelo durante o treino da seleção brasileira
na última quinta, em Brasília (Foto: Mowa Press)
Outrora conhecido pelo temperado difícil, Marcelo parece ter mudado. Com um histórico de problemas na seleção brasileira, o atleta do Real Madrid conquistou a confiança da comissão técnica e dos jogadores, se firmou como dono da lateral esquerda e se tornou um dos líderes da equipe.
Na posição, que parecia aberta antes da Copa das Confederações, Marcelo, hoje, é praticamente incontestável. Além das boas atuações no torneio, a conduta do atleta, dentro e fora de campo, agradou a Felipão.
Ciente do histórico do lateral, Felipão resolveu testá-lo. Lesionado, Marcelo não foi convocado no primeiro jogo do treinador, em fevereiro, contra a Inglaterra. Na partida seguinte, em março, contra a Itália, o jogador do Real Madrid começou no banco de reservas – Filipe Luís foi titular. O treinador queria observar o comportamento de Marcelo, que se saiu bem no teste.
Dentro do grupo da seleção brasileira, Marcelo também exerce o papel de líder. Nos treinos, é possível notar o lateral orientando bastante os companheiros. Ele é muito amigo de Neymar e Thiago Silva, com quem divide o quarto nas concentrações. O capitão do time brasileiro explicou como lida com Marcelo.
- Eu procuro fazer do meu jeito. Sabemos que determinados jogadores recebem informações de uma forma diferente. Por isso às vezes passo a mensagem em forma de brincadeira, porque aí eles levam a sério. Com outros, como o Marcelo e o Neymar, que são mais próximos, eu falo com mais seriedade. Eles são caras que aceitam positivamente a cobrança – disse Thiago Silva, em recente entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Histórico de problemas
Visto como o sucessor natural de Roberto Carlos, o histórico de problemas de Marcelo fez com que ele demorasse a se firmar como titular da Seleção. Desde muito novo, ele já era visto com um grande potencial, tanto que participou de todas as seleções de base da CBF.
Com apenas 18 anos, Marcelo foi negociado pelo Fluminense com o Real Madrid. As chances na seleção principal não demoraram a aparecer, ainda com Dunga no comando. No entanto, o comportamento do jogador nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, não agradou ao treinador, que acabou optando por Gilberto e Michel Bastos na Copa do Mundo de 2010.
Marcelo e Pato treino Seleção (Foto: Bruno Spada / Vipcomm)Marcelo brinca com Alexandre Pato durante treino da seleção brasileira (Foto: Bruno Spada / Vipcomm)
Com Mano Menezes, os problemas voltaram a se repetir. O principal deles deixou Marcelo afastado por um longo período da Seleção. Após ser cortado de um amistoso contra a Escócia, em março de 2011, por supostamente estar com problemas físicos, Marcelo teria enviado um e-mail para o Real Madrid afirmando ter “se livrado” da Seleção. O conteúdo chegou ao conhecimento de Mano Menezes.
O episódio fez com que o jogador perdesse alguns jogos e, inclusive, a Copa América.
- Ninguém abre mão de um jogador que joga o que o Marcelo está jogando por não ter simpatia ou ter uma simpatia maior por outro. As coisas são mais sérias e responsáveis – disse Mano Menezes, na ocasião.
Contudo, as boas atuações fizeram com que Marcelo se firmasse novamente na Seleção. Tanto que ele foi um dos três jogadores acima de 23 anos levados por Mano Menezes para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. E se nada mudar, a camisa 6 da Seleção na Copa do Mundo de 2014 parece já ter dono.
fonte: globo