sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Rumo ao Brasil: Itália e Holanda podem se aproximar de classificação

Em caso de vitória nesta sexta, Azzurra e Laranja ficam perto de vaga na Copa. Portugal e Inglaterra tentam melhorar situação em seus grupos

Por 
Tallin, Estônia
5 comentários
Sem a certeza da classificação, grandes potências europeias do futebol voltam aos gramados nesta sexta-feira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. A única seleção com 100% de aproveitamento é a Holanda, que enfrenta a Estônia, pela oitava rodada do Grupo D. Entretanto, mesmo com a situação muito bem encaminhada, a Laranja Mecânica não garante matematicamente a presença no Brasil com um triunfo.
Destaques do Manchester United e Bayern de Munique, Robin Van Persie e Arjen Robben estão confirmados no time holandês. Além deles, Wesley Sneijder, do Galatasaray, após ficar fora da última convocação, volta a vestir a camisa laranja. A dúvida do técnico Van Gaal é sobre quem entrará no meio de campo ao lado de Strootman e do próprio Sneijder: Stijn Schaars e Jonathan De Guzmán disputam a vaga.
Robben treino Holanda (Foto: Reuters)Robben é a esperança de gols da Holanda no jogo desta sexta-feira, contra a Estônia (Foto: Reuters)
Itália tem desfalques de Balotelli e Montolivo
Daniele De Rossi treino Itália (Foto: Getty Images)
De Rossi leva vantagem sobre Aquilani em treino
da seleção italiana (Foto: Getty Images)
Na ponta do Grupo B está a Itália, com 14 pontos. Sem os rossoneros Mario Balotelli e Riccardo Montolivo, suspensos, a Azzurra enfrenta a Bulgária, segunda colocada, com 10. Mesmo se forem derrotados, os italianos continuam no topo. No entanto, Cesare Prandelli não quer subestimar a equipe adversária. O técnico elogiou o sistema de marcação búlgaro e afirmou que não deve escalar uma equipe muito ofensiva.
– A Bulgária é um time muito perigoso, difícil de lidar. Eles têm um forte espírito competitivo e boa capacidade de driblar. Temos que ficar sempre alertas. Além disso, eles sabem se defender bem. Por isso, não podemos deixar a equipe muito aberta. Às vezes, um time com menos atacantes é mais perigoso. Teremos que produzir qualidade em outras partes do campo – afirmou Prandelli.
A Alemanha se encontra em situação parecida à da Itália, só que no Grupo D. Com 16 pontos, os alemães encaram a Áustria, que tem 11 somados. Com a mesma pontuação, Irlanda e Suécia, do atacante do Zlatan Ibrahimovic, duelam pela vaga da repescagem.
Com CR7 recuperado, Portugal encara a Irlanda do Norte
Cristiano Ronaldo treino Portugal (Foto: AP)Cristiano Ronaldo está recuperado e vai participar do jogo entre Portugal e Irland do Norte (Foto: AP)
A missão de Portugal é mais complicada. Apesar do favoritismo diante da Irlanda do Norte, a seleção precisa vencer para não ver a ponta do Grupo F ameaçada. O merengue Cristiano Ronaldo está praticamente confirmado no time titular de Paulo Bento. O treinador afirmou que o craque treinou bem e prometeu uma equipe "dominadora" no Windsor Park.
– O (Cristiano) Ronaldo treinou na íntegra, cem por cento. Acredito que ele estará em condições de jogo. Se estiver, será titular, com toda a certeza. O objetivo de qualquer treinador é ter os melhores dentro de campo. Por isso, espero que ele possa jogar sem problemas. Não será fácil, mas temos capacidade de assumir o jogo.
Só a vitória interessa à Inglaterra
Só temos um foco, que é vencer a Moldávia e ganhar pontos na Ucrânia"
Roy Hodgson, técnico da Inglaterra
O Grupo F também está embolado. Na segunda colocação, atrás da seleção de Montenegro, a Inglaterra encara a Moldávia e precisa de uma vitória para não se desesperar nas últimas três rodadas das elminatórias para 2014.
A notícia ruim para o técnico Roy Hodgson foi a baixa de Wayne Rooney, fora do confronto devido a um corte profundo na testa, provocado por um choque de cabeça com Phil Jones. O incidente ocorreu no treino do Manchester United no último sábado.
Além do astro do United, os ingleses não poderão contar com o atacante Sturridge, do Liverpool, que não se recuperou de lesão na coxa. Apesar disso, o treinador está confiante para o confronto.
– Nós só temos um foco, que é vencer a Moldávia e ganhar mais pontos na Ucrânia. Eu não sou muito bom em matemática e odeio estatísticas, mas acho que a equipe pode conseguir 10 pontos nos quatro jogos que restam. É o que eu espero – enfatizou Hodgson.
Espanha e França brigam pela ponta
Iniesta treino Espanha (Foto: AP)Iniesta durante treino da Espanha (Foto: AP)
No Grupo I, Espanha e França seguem na briga pela liderança da chave e, consequentemente, por uma vaga direta na Copa. Os atuais campeões mundiais, com 11 pontos, enfrentam a Finlândia fora de casa, enquanto os Bleus, com 10, visitam a Geórgia.
Na Roja, a lista de problemas do técnico Vicente del Bosque é a seguinte: o zagueiro Piqué está suspenso, o zagueiro Iñigo Martínez e os meias Xabi Alonso e Sergio Busquets estão lesionados. A única dúvida, porém, é no gol. Com Casillas barrado no Real Madrid, o treinador pode ceder o lugar do capitão merengue a Victor Valdés, do Barcelona, ou Pepe Reina, recém-contratado pelo Napoli.
– Temos dúvidas em outras posições, mas já sabemos quem jogará no gol. Temos três extraordinários goleiros, qualquer um pode atuar perfeitamente. Tenho simpatia pelos três e acredito neles – afirmou.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real as partidas: Finlândia x Espanha (15h30m), Itália x Bulgária (15h45m) e Irlanda do Norte x Portugal (16h45m). Todos os horários de Brasília.
fonte: globo