sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Kaká chega para usar a 22, mas será o 'autêntico' camisa 10 do Milan

Jogador faz primeiro treino e recebe indicações que será o armador do time. Brasileiro vai morar na mesma casa de sua primeira passagem em Milão

Por 
Milão, Itália
11 comentários
Kaká treino Milan (Foto: Oliver Morin / AFP)
Kaká participa de seu  primeiro treino em seu
retorno ao Milan (Foto: Oliver Morin / AFP)


Kaká vai vestir a camisa 22. Mas no que depender do vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, o brasileiro vai ser um autêntico 10 na "nova" formação do time de Massimiliano Allegri. Na coletiva de apresentação do jogador, contratado ao Real Madrid, o dirigente rossonero não poupou palavras ao falar do reforço. Mas foi o próprio meia-atacante que praticamente garantiu a sua escalação já nos próximos compromissos da equipe na temporada.
- Vim a Milão para reencontrar aquela vontade de jogar futebol que perdi em Madri. Estou pronto, fiz toda a pré-temporada e vim para jogar - afirmou o ex-jogador do São Paulo, que em seu primeiro dia em Millanelo, centro de treinamento do Milan, passou por sessões de fotos, exames médicos e físicos.
Com a venda de Boateng, negociado com o Schalke 04, da Alemanha, Kaká chegou para ser o protagonista. Tanto que as palavras de Galliani indicaram a mudança do sistema 4-3-3 para o 4-3-1-2, com o camisa 22 exercendo a função do número 1. Empolgado com o retorno do brasileiro, o dirigente falou do esforço para concretizar a negociação.
- Sem dúvida, em 28 anos de mercado, esta foi a negociação onde o amor e o coração estiveram mais presentes, porque Kaká é nosso símbolo. Mas contratamos Kaká por uma questão tática. Com a saída de Boateng, Allegri e eu conversamos sobre a necessidade de alterar o módulo, e Kaká era o jogador que precisávamos - disse Galliani.
Além de atuar como armador, Kaká também poderá jogar como segundo atacante. Em sua primeira passagem pelo Milan, o jogador costumava exercer tal função. Porém, será difícil ser escalado de tal maneira, já que o clube possui outros atletas para atuar como camisa 9: Alessandro Matri, Stephan El Sharaawy e Gianpaolo Pazzini. 
Missão de Kaká: servir Balotelli e Matri
kaka milan (Foto: Divulgação/Site Oficial Milan)Kaká posa ao lado do vice-presidente do Milan, Adriano Galliani (Foto: Divulgação/Site Oficial Milan)
A missão de Kaká em sua nova passagem pelo Milan é bem simples: assistir aos atacantes Balotelli e Matri. Enquanto cria as jogadas para os jogadores de frente, o brasileiro terá três marcadores para proteger suas subidas ao ataque. Situação ideal para um jogador que, nas últimas temporadas, perdeu velocidade devido a uma série de lesões.
Com o ataque definido, a retaguarda de Kaká deverá contar com o rápido meia Riccardo Montolivo, o criativo Andrea Poli e o potente holandês De Jong. Tal formação é a favorita de Allegri e do presidente Sílvio Berlusconi, que já disse publicamente que pretende ver o seu time atuando com dois centroavantes de ofício.
Atuando desta maneira, Kaká teria mais liberdade para usar a criatividade e não seria fundamental em funções defensiva, como era obrigado a fazer nos tempos de Real Madrid. No 4-3-3 de José Mourinho, o brasileiro não se sentia à vontade, já que era opção para as vagas de Özil e Di María.
- Ele vem para ser titular, isso é muito claro. Allegri conta com ele como titular, mas se o físico não responder nos primeiros jogos vai ser rodado, porque o treinador admira muito os jogadores físicos. A ideia do Milan é que Kaká jogue atrás de Balotteli e um centroavante entre Matri, El Sharawy e Pazzini. Ele seria o armador do time, posição que ocupou quando chegou ao Milan e roubou a titularidade de Rui Costa. A vinda de Kaká é muito positiva para o vestiário que hoje é repleto de meninos muito jovens que precisam de tranquilidade e serenidade. Nesse aspecto, Kaká trará experiência que será muito importante para o grupo - disse o jornalista da Gazzetta dello Sport, Marco Pasotto, que segue o Milan desde a chegada de Massimiliano Allegri.
Torcedores reencontram o ídolo "22"
Robinho publica foto do vestiário do Milan com armário de Kaká (Foto: Reprodução / Instagram)Kaká e Robinho têm armários lado a lado no CT do Milan (Foto: Reprodução / Instagram)
Um outro indicativo de que Kaká regressou para ser o protagonista do time dentro e fora de campo foi a venda de cadeiras para os jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões. No primeiro dia de comercialização ao público, o clube já entregou 15 mil cadeiras cativas para os três jogos do San Siro. Adriano Galliani lembrou que quando o brasileiro saiu do clube, em 2009, o Milan perdeu cerca de 15 mil torcedores na Champions.
- Eu partilho o vosso entusiasmo. Não preciso comprar o lugar cativo, mas se tivesse de fazer, hoje eu estaria nesses 15 mil - disse o dirigente. 
No primeiro dia de treinos de Kaká, o CT do Milan recebeu um número atípico de torcedores. Todos para acompanharem os primeiros passos do brasileiro em seu retorno. Cerca de 800 pessoas tomaram o local de assalto e dedicaram várias músicas ao craque.
- Viemos até aqui, viemos até aqui, porque queremos ver o Kaká - gritavam os fãs.
Vim a Milão para reencontrar aquela vontade de jogar futebol que perdi em Madri"
Kaká
Kaká atendeu os fãs logo que chegou ao clube, por volta das 9h da manhã. Passou por alguns testes físicos e, logo em seguida, colocou um paletó de uma grife italiana para a apresentação oficial. Pouco depois de meio-dia, entrou na sala de imprensa e foi aplaudido pelos jornalistas presentes. Em dado momento, o Milan exibiu um vídeo com lances da passagem anterior, e o brasileiro se emocionou.
Às 13h, Kaká foi levado pela assessoria do clube para almoçar com os companheiros de equipe. No refeitório de Milanello, Robinho já estava aguardando o compatriota. Os dois agora estão lado a lado no vestiário. O "Rei das Pedaladas" apresentou Kaká ao restante dos jogadores, já que apenas o zagueiro Bonera e o goleiro Abbiati são remanescentes do grupo que contou com o brasileiro até 2009.
Pouco antes das 17h, Allegri deu início ao primeiro treino de Kaká, que foi ovacionado por centenas de torcedores no alambrado do CT. A sessão de trabalho foi curta, apenas 50 minutos e a parte tática ainda não foi abordada por Allegri. O camisa 22 correu e trabalhou a parte física.
No fim do dia, Kaká regressou ao hotel Westin Pallace de Milão, onde está instalado com a mulher até agilizar o regresso para a sua antiga casa em Corso Magenta, zona central de Milão. A moradia, que também já foi do atacante Alexandre Pato, hoje no Corinthians, será novamente habitada pela família do brasileiro.
fonte: globo