terça-feira, 17 de setembro de 2013

Multicampeão, Bayern inicia defesa de título contra CSKA de Vitinho

Na fase moderna da Champions, nunca um clube conseguiu ser campeão em dois anos seguidos. Ex-atleta do Botafogo terá seu primeiro grande jogo

Por 
Direto de Munique, Alemanha
32 comentários


Pep Guardiola, volante dos bons, apenas iniciava sua carreira como profissional quando uma equipe se consagrou campeã europeia por dois anos consecutivos pela última vez. Foi o Milan dos holandeses Van Basten, Rijkaard e Gullit, na extinta Taça dos Campeões, em 1989 e 1990. De lá para cá, o maior torneio de clubes do continente mudou a nomenclatura e tem agora o Bayern de Munique, comandado pelo catalão, como centro das atenções. Atual campeão de quase tudo o que disputou, o time bávaro inicia a defesa do título na Liga dos Campeões nesta terça-feira, diante do CSKA Moscou, do brasileiro Vitinho, na Allianz Arena, pelo Grupo D. A bola rola às 15h45m (de Brasília) em jogo com transmissão em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. Manchester City e Viktoria Plzen completam a chave em duelo na República Tcheca.
O site também acompanhará os lances das partidas entre Manchester United x Bayer Leverkusen (Grupo A), Galatasaray x Real Madrid (Grupo B) e Olympiacos x Paris Saint-Germain (Grupo C). Todas no mesmo horário, também às 15h45m.
Dante treino Bayern de Munique (Foto: AP)Dante se exercita durante treino do Bayern de Munique (Foto: AP)
A ‘primeira vez’ de Vitinho
O jogo será especial também do lado de lá. Revelação do Botafogo no Campeonato Brasileiro, Vitinho foi negociado pelo valor de sua multa rescisória (R$ 32,5 milhões) e terá o seu primeiro grande desafio. A estreia oficial aconteceu no último sábado, contra o Rostov, pelo Campeoanto Russo, mas não empolgou. Nada que uma boa atuação contra a equipe da moda não apague.
- Tenho a oportunidade de realizar um sonho: com 19 anos poder disputar uma Champions League e na primeira partida poder jogar contra o atual campeão é uma honra - escreveu o jovem em seu perfil no Instagram.
VITINHO - TREINO CSKA (Foto: Victor Canedo)Vitinho na atividade do CSKA antes do duelo com o Bayern (Foto: Victor Canedo)
Vitinho, no entanto, pode começar no banco de reservas. Ele é um dos quatro candidatos a três vagas no meio-campo. Uma delas já está preenchida pelo japonês Honda, craque do time. Como Dzagoev está lesionado, Zuber e Tosic são os seus “concorrentes”.
- Vitinho estará treinando conosco, mas não posso dar 100% de certeza de que ele será titular – afirmou o técnico Leonid Slutski, antes da atividade da última segunda-feira.
Apesar de todo o frisson em torno do brasileiro, Guardiola prefere focar na força coletiva do rival, campeão russo e atual líder após oito rodadas.
- Quando eu vejo os meus oponentes normalmente enxergo no global, não especificamente num jogador, seja ele brasileiro ou russo. O mais importante para um treinador é ver como o time joga, as falhas defensivas, para aprender a atacar da melhor forma possível. Mas é claro que há muitos brasileiros no leste europeu que são bons valores. Não apenas no CSKA, mas na Ucrânia, no Shakhtar. Normalmente eles vão muito bem – afirmou Pep.
Pep Guardiola e Bastian Schweinsteiger treino Bayern de Munique (Foto: AP)
Guardiola conversa com Schweinsteiger: volante
deve retornar à equipe germânica (Foto: AP)
Ídolo volta para reerguer moral do Bayern
No Bayern, a previsão é do retorno do meio-campista Bastian Schweinsteiger, ídolo dos bávaros. Recuperado de uma lesão no tornozelo, ele assumiria o posto que atualmente é de Philipp Lahm, na ligação entre a defesa e o ataque no esquema 4-1-4-1. O capitão voltaria à lateral, com o brasileiro Rafinha indo parar no banco de reservas.
Campeão da Supercopa Europeia há pouco mais de duas semanas, o clube vive um clima diferente. É o vice-líder da Bundesliga, atrás apenas do 100% Borussia Dortmund, mas convive com certa turbulência protagonizada pelo diretor esportivo Matthias Sammer. No sábado, após a vitória sobre o Hannover, o dirigente acusou a equipe de estar se escondendo atrás de Guardiola. O técnico minimizou as questões, mas reconheceu que, se fosse nos tempos de Barcelona, uma crise estaria instaurada.
- Percebi desde o início como o Sammer, Rummenigge e Uli Hoeness são pessoas importantes para o clube. O Sammer é muito emotivo, como eu, e é a pessoa mais importante no vestiário. Mas se isto não der certo, só o treinador é o responsável. Conheço a minha equipe cada vez melhor. Sinto que os jogadores querem fazer cada vez melhor. Por isso não estou surpreso com a opinião dele. Essa é a cultura aqui na Alemanha. As pessoas no clube expressam suas opiniões nos meios de comunicação. Se fosse na Espanha, teríamos um grande problema. Preciso me acostumar.
Confira as prováveis escalações:
Bayern de Munique: Neuer, Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Schweinsteiger; Robben, Müller, Kroos e Ribéry; Mandzukic. Técnico: Pep Guardiola.
CSKA Moscou: Akinfeev, Nababkin, Ignashevich, Vasili Berezutski e Schennikov; Wenbloom e Cauna; Zuber, Honda e Tosic (Vitinho); Musa. Técnico: Leonid Slutski.
FONTE: GLOBO