terça-feira, 11 de setembro de 2012

Argentina investiga evasão fiscal em transferências de atletas para exterior


Negócios envolvendo nomes como Sergio Agüero e Mascherano são alvos

Por Agência de notícias
Buenos Aires
1 comentário
Sergio Aguero comemora gol do Atlético de Madrid contra o Levante (Foto: EFE)
Hoje no City, Agüero tem transferência para o
Atlético de Madri sendo investigada (Foto: EFE)


A justiça argentina investiga uma suposta evasão fiscal na transferência de 444 jogadores de futebol, envolvendo inclusive estrelas como Sergio Kun Agüero, do Manchester City, e Javier Mascherano, do Barcelona.
- Há uma investigação em curso sobre uma suporta evasão (fiscal) nas transferências de jogadores - confirmou nesta segunda-feira uma fonte judicial que preferiu manter o anonimato antes de confirmar uma notícia divulgada pela mídia local.
O governo está travando uma verdadeira guerra contra a evasão fiscal em todos os níveis da sociedade, inclusive a respeito das compras realizadas por turistas argentinos no exterior. Entre os 444 casos investigados em relação a transferências de jogadores de futebol também aparecem outros nomes famosos como o de Pablo Zabaleta, do Manchester City, Ever Banega, do Valencia, Martin Demichelis, do Málaga, e até o uruguaio Diego Forlán, recém-contratado pelo Internacional.
As investigações são feitas a pedido do juiz federal Norberto Oyarbide à Administração Federal de Receitas Públicas (AFIP).
- A AFIP deve informar se as operações comerciais vinculadas a estes jogadores de futebol mereciam, o pagamento de algum imposto - explicou a fonte judicial.
A análise diz respeito apenas a transferências de jogadores que saíram de clubes argentinos para jogar no exterior. Por exemplo, a investigação sobre Agüero seria relevante apenas quando o atacante saiu do Indepediente para jogar no Atlético de Madri, o que também se aplica para a contratação de Mascherano pelo Corinthians junto ao River Plate. O problema é que poucos dos jogadores mencionados na lista atuam atualmente nos mesmos clubes que os contrataram quando saíram da Argentina.
FONTE: GLOBO