sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alex marca, mas Fenerbahçe deixa vitória escapar nos acréscimos


Após abrir vantagem, treinador do Fener tira o meia brasileiro, e Olympique de Marselha inicia reação, confirmando empate aos 49 do 2º tempo

Por GLOBOESPORTE.COM
Istambul, Turquia
41 comentários


O Fenerbahçe teve uma chance de ouro para iniciar a campanha no Grupo C da Liga Europa com uma vitória sobre o Olympique de Marselha em casa. Entretanto, com 2 a 0 no placar, o técnico Aykut Kocaman recuou o time, tirando o meia Alex, seu principal jogador e ex-desafeto. Resultado: os franceses conseguiram empatar, garantindo o pontinho suado aos 49 minutos do segundo tempo.
Na outra partida da chave, o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, visitou o AEL Limassol, do Chipre, e empatou em 0 a 0, deixando o grupo embolado com o término da primeira rodada.
Andre Ayew comemora gol do Olympique contra o Fenerbahçe (Foto: Reuters)Jordan e André Ayew comemoram gol do empate do Olympique contra o Fenerbahçe (Foto: Reuters)
Franceses jogam para frente mesmo fora de casa
A partida começou dando trabalho para o árbitro. Aos cinco minutos, Gönül, do Fener, tentou cruzar, mas a bola seguiu em direção ao gol. Em lance de difícil interpretação, o goleiro Mandanda tirou perto da linha. O árbitro mandou o jogo seguir, para desespero dos torcedores locais. Cinco minutos depois, a defesa turca quase entregou. Irtegün cabeceou contra a própria meta, mas, para a sorte do Fenerbahçe, a bola passou rente à trave. Escanteio claro ignorado pelo juíz, que marcou tiro de meta.
Apesar de jogar fora de casa, o Olympique mantinha a posse de bola e insistia mais no ataque. Contudo, foram os mandantes que abriram o placar. Aos 28 minutos, Erkin tabelou com Ali Kaldirim, que, com um ótimo passe, deixou o companheiro em boas condições para avançar até a área e chutar cruzado. A bola passou por baixo do goleiro Mandanda.
Capitão aumenta vantagem
Na segunda etapa, o Olympique reiniciou as ações mostrando que sentia-se bem à vontade apesar de estar longe de seus domínios. Aos quatro minutos, os franceses por pouco não empataram. Rémy cruzou, Irtegün falhou ao tentar afastar, e Ayew se esticou para acertar a bola, que parou no travessão.
Um minuto depois, o árbitro foi obrigado a parar a partida por causa da fumaça gerada pela torcida do Fenerbahçe. Passaram-se três minutos para que o jogo pudesse ser reiniciado. Ídolo local, a ponto de ganhar uma estátua dos torcedores no último fim de semana, o meia brasileiro Alex ampliou a vantagem turca. Aos 12 minutos, aproveitou cruzamento de Topuz, cabeceando para o chão e se aproveitando do quique da bola para superar o goleiro francês.
Alex comemora gol do Fenerbahçe sobre o Olympique de Marseille (Foto: Reuters)Alex fez o segundo gol, mas foi substituído. Time caiu de produção e deixou Olympique reagir (Foto: Reuters)FONTE: GLOBO