quinta-feira, 12 de março de 2015

Bayern relembra Alemanha e faz sete no 'brasileiro' Shakhtar Donetsk

Müller (2), Boateng, Ribéry, Badstuber, Lewandowski e Götze marcaram os gols do massacra em 7 a 0 dos bávaros, no Allianz Arena



Um lance aos três minutos de jogo definiu o duelo entre Bayern de Munique e Shakhtar Donetsk nesta quarta-feira. Götze avançou e foi derrubado por Kucher dentro da área. O árbitro marcou o pênalti e ainda expulsou - de forma exagerada - o zagueiro do time ucraniano, que foi o cartão vermelho mais rápido da história da Liga dos Campeões. Na sequência, o gol de Müller enterrou todas as chances dos visitantes, que não tiveram como reagir com um a menos e foram completamente dominados, em uma partida de ataque contra a defesa. No fim, os bávaros golearam por 7 a 0, avançaram às quartas de final do torneio europeu e ficam à espera do próximo adversário, que será definido em sorteio no dia 20 de março. Müller (2), Boateng, Ribéry, Badstuber, Lewandowski e Götze marcaram.

E MAIS

A goleada do Bayern em cima de um time recheado de brasileiros lembrou a vitória humilhante da seleção alemã sobre o Brasil na semifinal da Copa do Mundo do ano passado, quando fizeram 7 a 1. O massacre poderia ter sido maior se o time alemão pressionasse o Shakhtar com mais intensidade, principalmente no primeiro tempo. Os bávaros acuaram os ucranianos em seu campo, que não conseguiam nem sair no contra-ataque. A trave, as defesas do goleiro Pyatov e má pontaria dos atacantes impediram uma goleada histórica. A nota triste foram as lesões de Robben e Ribéry.

Árbitro expulsa Kucher e acaba com as chances do Shakhtar (Foto: Christof Stache/AFP)

O JOGO

Guardiola colocou o Bayern à frente para evitar surpresas, como ele mesmo destacou em entrevista coletiva na véspera da partida. Sem Xabi Alonso, suspenso, o treinador mandou a campo o que tinha de melhor na parte ofensiva: Schweinsteiger, Götze, Ribéry, Müller, Robben e Lewandowski. 

O Shakhtar ficou desnorteado após a expulsão do seu zagueiro e teve que desmontar seu esquema, tirando Taison para recompor a defesa. Mas o Bayern já vencia por 1 a 0, gol de Müller, de pênalti, e a classificação ucraniana seria um milagre. E só dava Bayern de Munique. Os laterais Rafinha e Alaba eram pontas, Ribéry e Robben eram atacantes e se juntavam a Lewandowski, Götze e Müller na pressão ao rival. 


Diante disso, o que se via era linha de passe na área do perdido Shakhtar. Parecia que o lema era marcar dentro da pequena área. Lewandowski acertou a trave, Ribéry fez linda jogada, mas parou em Pyatov. Mas a troca de passes surtiria efeito aos 33 minutos, quando a bola sobrou para o polonês que disparou. O goleiro ainda chegou a defender, mas Boateng fez 2 a 0. Müller quase ampliaria dois minutos depois, em lance que passou trincando a trave.

Boateng fez o segundo gol do massacre do Bayern (Foto: Christof Stache/AFP)

No fim do primeiro tempo, um lance feio. Douglas Costa, convocado por Dunga na quinta-feira passada, agrediu Ribéry e merecia o vermelho. Mas o árbitro errou novamente e só deu amarelo. 

Com o jogo praticamente definido, o Bayern voltou do intervalo sem tirar o pé do acelerador. Ribéry, aos quatro, após tabela com Alaba, e Müller, após jogada do francês, fizeram 4 a 0. Após perder mais chances de gol, Badstuber recebeu lindo cruzamento de Rafinha para marcar o quinto.



Faltavam o gols dos artilheiro Lewandowski e de Mario Götze. No estilo Gérson, Canhotinha de Ouro, Schweinsteiger deu um lançamento primoroso para o atacante, que não perdoou e fez o sexto. Aos 42 minutos, o sétimo: Boateng arranca dando um lindo drible e passa para Götze, que finaliza bem matando o goleiro Pyatov.

Mas nem tudo foram flores para os anfitriões. Robben, no primeiro tempo, e Ribéry, na etapa complementar, saíram lesionados e preocupam para as próximas partidas do Bayern.

FICHA TÉCNICA
BAYERN DE MUNIQUE 7 x 0 SHAKHTAR DONETSK

Local: Allianz Arena, em Munique (ALE)
Data e hora: 11 de março de 2015, às 16h45 (horário de Brasília)
Árbitro: William Collum (ESC)
Cartões Amarelos: Boateng e Badstuber (BAY), Douglas Costa (SHA)
Cartão Vermelho: Kucher (SHA)

Gols: Müller, 4'/1°T (1-0), Boateng, 33'/1°T (2-0), Ribéry, 4'/2°T (3-0), Müller, 7'/2°T (4-0), Badstuber, 18'/2°T (5-0), Lewandowski, 30'/2°T (6-0) e Götze, 42'/2°T (7-0)

Bayern de Munique: Manuel Neuer; Rafinha, Boateng, Badstuber (Dante - 20'/2°T) e Alaba; Schweinsteiger; Götze, Ribéry (Bernat - 13'/2°T), Müller e Robben (Rode - 18'/2°T); Lewandowski. Técnico: Pep Guardiola

Shakhtar Donetsk: Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Shevchuk; Stepanenko, Fred e Alex Teixeira (Ilsinho - 24'/2°T); Douglas Costa (Wellington Nem - 32'/2°T), Taison (Kryvtsov - 8'/2T) e Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.



FONTE: LANCE