terça-feira, 24 de março de 2015

Ídolo do Liverpool, Philippe Coutinho busca espaço na seleção brasileira

Jogador lembra período complicado na adaptação ao futebol europeu e garante que está trabalhando com o clube inglês para melhorar nas finalizações e passes

Por 
Liverpool, Inglaterra

Revelado pelo Vasco e com passagens por Inter de Milão e Espanyol, Philippe Coutinhoatualmente é o camisa 10 e ídolo da torcida do Liverpool. Apesar do sucesso no futebol europeu e ter vestido o uniforme do Brasil nas categorias de base, o meia não convenceu Felipão e ficou fora da Copa do Mundo de 2014. Agora, com Dunga, ele quer mostrar que merece o seu espaço na seleção brasileira. O jogador faz parte dos convocados que enfrentarão a França e Chile, dias 26 e 29 de março. 
- Eu criei um pouco de expectativa (por uma convocação para a Copa). Muita gente dizia que eu seria convocado, mas que não queria pensar nisso (...). Fazer parte do grupo já me faz muito feliz. É claro que todo jogador quer o seu espaço e é isso que a gente busca em cada convocação e nos treinamentos.
 Apesar do sucesso nas categorias do Vasco e da seleção brasileira, onde se tornou amigo de Neymar, Coutinho teve dificuldade na sua adaptação ao futebol europeu. Vendido pelo time carioca quando ainda tinha 16 anos para o Inter de Milão, ele só chegou ao clube italiano aos 18 anos. 
- Veio uma proposta de um time grande da Europa que você vê pela televisão jogando os maiores campeonatos do mundo, onde estão os melhores. Fiquei muito feliz e alegre. Quando cheguei, eu vi o pessoal todo que jogava no videogame ao meu lado para jantar na pré-temporada. Com certeza, foi muito marcante (...). Mas sair de um lugar onde todos te conhecem para outro onde existe uma cultura diferente é bem complicado. Além disso, eu tive muitas lesões também (...). É difícil um jovem ter uma sequência em um time assim.
Feliz na Inglaterra, ele garantiu que o seu crescimento aconteceu pelo forte trabalho de fundamentos. O camisa 10 tem trabalhado bastante para evoluir nas finalizações, segundo ele, uma obrigação para quem atua na sua posição.
-  O Liverpool é um grande clube, que todo mundo conhece. Fui muito bem recebido mais uma vez. A cidade é muito simpática. Pelos jogadores eu também fui muito bem recebido. O Gerrard, por exemplo, é um cara muito simples que trata todos de forma igual (...). Na minha posição, você tem que criar jogadas e finalizar também. Eu tenho trabalhado bastante isso.
Com Philippe Coutinho no grupo, o Brasil enfrenta a França quinta-feira, às 17h (de Brasília), no
estádio Saint-Denis. O SporTV transmite a partida com narração de Milton Leite e comentários de Edinho e Maurício Noriega.

Philippe Coutinho, meia do Liverpool  (Foto: Reprodução SporTV)Ídolo na Inglaterra, Philippe Coutinho ainda busca se firmar na seleção brasileira (Foto: Reprodução SporTV)FONTE: GLOBO