quinta-feira, 26 de março de 2015

Neymar x Benzema: protagonistas nas seleções e mais vitórias do brasileiro

Sem Messi e CR7, atacantes são as maiores estrelas do clássico Brasil x França, e reeditam confronto que tem quatro vitórias de Neymar, porém, mais gols do francês

Por 
Paris, França
Neymar em treino da seleção brasileira (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Neymar em treino da seleção brasileira (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
De um lado Neymar, do outro Benzema. Essa cena tem se repetido com frequência depois que o brasileiro foi para o Barcelona e passou a disputar clássicos com o francês do Real Madrid. Messi e Cristiano Ronaldo, há anos, não dão brechas para que quaisquer outros sejam protagonistas, mas é como se esses dois tivessem o Oscar de melhores coadjuvantes.
Nas seleções é bem diferente. Neymar é capitão, camisa 10 e artilheiro. É a referência do Brasil que tenta encontrar sua identidade. Benzema melhora a cada dia e, com a saída de Ribéry da seleção e o corte do lesionado Pogba, tornou-se o maior símbolo de perigo dos Bleus. São eles as principais atrações do amistoso desta quinta-feira, em Paris, no Stade de France, mesmo estádio da final de 1998 vencida por 3 a 0 pela França.
Será o sétimo duelo da carreira dos atacantes. Neymar leva vantagem no que mais interessa: ganhou quatro vezes e perdeu duas. Benzema fez mais gols: três contra dois do brasileiro.

Com as camisas de seus países, eles só estiveram frente a frente uma vez. A Seleção venceu por 3 a 0 em Porto Alegre, na última partida de preparação para a Copa das Confederações de 2013. Oscar, Hernanes e Lucas fizeram os gols. Em 2011, quando a França ganhou por 1 a 0, com gol de Benzema, Neymar não esteve em campo.
Benzema França  (Foto: Richard Souza)Benzema disse que Neymar sempre pode fazer a diferença numa partida (Foto: Richard Souza)
– Não vejo como um duelo com o Neymar. Acho que ele sempre pode fazer a diferença e vamos tentar pará-lo. Continuo sempre pensando em ajudar a equipe – disse o francês, autor de três gols na última Copa do Mundo, um a menos do que o rival.
Colecionador de fãs por todo o mundo, Neymar também acumula admiradores entre seus companheiros de equipe. Mais velhos ou mais jovens, mais próximos ou amigos distantes. Robinho, por exemplo, esteve ao seu lado em 2010, no Santos campeão paulista e da Copa do Brasil. O veterano, novamente parceiro de Seleção, vê muita evolução em cinco anos.
– O Neymar evoluiu como jogador. Ele cai menos, procurar mais o jogo, se posiciona melhor. Eu tive a felicidade de ver o crescimento dele e acompanhar isso no Barcelona é muito satisfatório. Na Seleção também, ele melhora a cada dia e espero que possa melhorar mais.
 
As características de Neymar agradam mais ao comentarista da TV Globo, Walter Casagrande Jr., mas ele admite que ambos formariam uma grande dupla se não fossem rivais no Barcelona e no Real Madrid ou nas seleções de Brasil e França (veja a análise no vídeo ao lado).
– O Neymar tem mais mobilidade, técnica e velocidade. O Benzema se movimenta pelos lados do campo, mas é um jogador mais de área, um excelente finalizador. Os dois combinam.
Brasil e França se enfrentarão nesta quinta-feira, às 17h (horário de Brasília), com transmissão da TV Globo, do GloboEsporte.com e do Sportv.
NEYMAR x BENZEMA
22/03/2015 - Barcelona 2x1 Real Madrid
25/10/2014 - Real Madrid 3x1 Barcelona (1 gol de Neymar e 1 de Benzema)
16/04/2014 - Real Madrid 2x1 Barcelona
23/03/2013 - Real Madrid 3x4 Barcelona (2 gols de Benzema)
26/10/2013 - Barcelona 2x1 Real Madrid (1 gol de Neymar)
09/06/2013 - Brasil 3x0 França
FONTE: GLOBO