quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Brasil desencanta e fecha ano com goleada sobre Portugal


Criticada pelas últimas atuações diante de seus torcedores, a Seleção Brasileira conseguiu afastar momentaneamente a crise que rondava o ambiente e a pressão sobre o técnico Dunga ao golear Portugal por 6 a 2 na noite desta quarta-feira, no Estádio Bezerrão, no Distrito Federal. Com isso, o time nacional encerra um jejum de gols que incomodava o elenco quando jogava como mandante.





Quase um ano depois, o Brasil voltou a balançar as redes adversárias atuando em seus domínios. Para quebrar o jejum, novamente a equipe de Dunga contou com os gols do artilheiro Luís Fabiano, que repetiu a dose nesta quarta, assim como havia feito quase um ano atrás, no dia 21 de novembro do ano passado.


Na ocasião, a última vez que o time verde e amarelo havia marcado na condição de mandante, o ex-são-paulino fez dois na vitória sobre o Uruguai, no Morumbi, pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.


Depois dos tentos anotados na capital paulista, o Brasil amargou três jogos sem marcar contra Argentina, Bolívia e Colômbia, frustrando torcedores paulistas e cariocas, que vaiaram a equipe e pediram durante as partidas a saída do treinador após os empates por 0 a 0.


Além de reencontrar o caminho das vitórias no Distrito Federal, a vitória por 6 a 2 também serve para quebrar uma escrita de 19 anos sem vencer a seleção européia. O time pentacampeão do mundo não vencia os portugueses desde 1989, quando goleou por 4 a 0 no Maracanã. Desde então, foram três partidas, com duas vitórias lusas, a última no ano passado, e um empate.


Nesta quarta, mesmo saindo atrás no marcador, o time nacional contou com a força das arquibancadas para superar o time comandado pelo astro Cristiano Ronaldo e fechar o ano de 2008 com uma vitória para apagar as más atuações da temporada. Ainda sem o meia Ronaldinho, Kaká, que atuou em sua terra natal, assumiu a camisa dez e foi o responsável pelas principais jogadas de criação da equipe da casa.


O astro português, aliás, foi vaiado pelos torcedores brasileiros sempre que pegou na bola durante o confronto. Assediado durante toda a semana pelos fãs, o atacante do Manchester United contou com o prestígio dos locais somente até o início da partida.


No entanto, logo no começo do duelo, quando Cristiano Ronaldo chamava a atenção com lances de efeito, o time visitante aproveitou desatenção brasileira e saiu em vantagem. Aos 4min, depois de levantamento na área, Bruno Alves pegou sobra e bateu para o gol. No meio do caminho, Danny desviou de letra e abriu o placar.


Com o susto tomado logo no primeiro lance de perigo, a torcida diminuiu o ritmo, mas o silêncio durou pouco tempo graças à velocidade de Robinho. O atacante do Manchester City foi mais rápido que o compatriota Pepe e avançou pela esquerda antes de servir Luís Fabiano. Na frente do goleiro Quim, o ex-são-paulino dominou e mandou para as redes, encerrando jejum de gols brasileiros.
Empolgados pelo empate conquistado logo em seguida, o Brasil voltou a contar com o apoio das arquibancadas e melhorou no jogo, criando boas oportunidades na seqüência. Aos 14min, Kaká achou Robinho dentro da área e o atacante bateu com a direita próximo à trave portuguesa.


Com melhor futebol, o time de Dunga conquistou a virada novamente com o centroavante do Sevilla, dez minutos depois. Em nova jogada iniciada por Kaká, desta vez pela direita, o meia foi ao fundo e deu bom passe para Luís Fabiano. Após passar da bola, o camisa girou e bateu com a perna esquerda, contando com desvio de Maniche para balançar as redes de novo.


Antes de ir para o intervalo, o Brasil ainda perdeu outra boa chance de marcar, em nova trama de ataque de seus homens de frente. Após tabelar com Robinho, o meia Kaká apareceu livre na frente de Quim, mas desperdiçou ao bater por cima. Com o bom futebol, logo aos 5min após o reinício, a torcida já gritava "olé" com a troca de passes dos donos da casa.


Com início de festa no Bezerrão, os mandantes trataram de aumentar o tom logo nos primeiros minutos, com mais dois gols em curto período. Aos 10min, em bela troca de passes, Robinho tocou para Elano, que rapidamente viu Luís Fabiano. De costas, o atacante serviu Maicon, que dominou na ponta direita e bateu direto para o gol, anotando o terceiro tento brasileiro.


Logo em seguida, Robinho girou sobre a marcação adversária e tentou marcar o seu em chute com a perna esquerda. Mas depois de rebote do goleiro português, novamente foi a vez de Luís Fabiano aproveitar a bola colocação e dar leve toque por cobertura. Sem dar tempo para muitas comemorações, o time europeu descontou com Simão, que recebeu nas costas da defesa e finalizou sem dar chances à Júlio César.


Porém, o time nacional ainda voltaria a dar alegrias ao torcedor com mais um gol sobre a zaga portuguesa, em nova jogada coletiva de seu ataque. Depois de girar a bola com calma, o Brasil abriu o lance para o lado direito nos pés de Elano. Com espaço, o meia arriscou o tiro e acertou o ângulo da equipe adversária.


Com o placar elástico e a vitória já assegurada, Dunga promoveu algumas alterações e o time diminuiu o ritmo nos momentos finais. Ao todo foram feitas seis alterações, com as entradas de Daniel Alves, Marcelo, Mancini, Josué, Alex e Adriano. Entre os que foram substituídos, os destaques ficaram para as saídas de Robinho e Luís Fabiano, que foram muito aplaudidos e tiveram seus nomes gritados pelos fãs.


E, mesmo com o ritmo mais lento, o time de Dunga chegou ao seu sexto gol e fechou o placar no Bezerrão com grande atuação. Em lance de dois jogadores que entraram nos minutos finais, Marcelo cruzou com precisão da esquerda e Adriano testou para o fundo das redes portuguesas, no último lance antes do apito final.



Brasil 6 x 2 Portugal


fonte: terra