terça-feira, 25 de novembro de 2008

Conmebol anuncia que Peru está afastado oficialmente de torneios internacionais


Entidade sul-americana publica em seu site decisão da Fifa. Vagas do país na Libertadores 2009 ficam em aberto no sorteio desta terça

Reprodução do site da Conmebol com o anúncio da punição aos peruanos
A Conmebol publicou na noite desta segunda-feira em seu site que a Fifa excluiu o Peru de todas as competições internacionais de clubes e seleções. A decisão se deu por conta da intromissão do Governo Federal do país na Federação de Futebol. Por conta disso, as três vagas peruanas na Libertadores de 2009 ficarão em aberto no sorteio das chaves do torneio, que será realizado na tarde desta terça-feira, no Paraguai.

Ainda segundo o comunicado oficial da Conmebol, a entidade espera que os problemas no Peru "sejam resolvidos com brevidade, para que as vagas do país possam ser novamente destinadas a ele". A Sul-Americana manifestou apoio ao presidente da Federação Peruana, Manuel Burga, pivô de todo o problema com o Governo Federal do Peru.

Esta decisão interessa diretamente ao futebol brasileiro, uma vez que, excluídos os três clubes peruanos da edição 2009 da Taça Libertadores, as novas vagas poderiam ser abertas para representantes tupiniquins no torneio.


Fluminense (vice-campeão da Libertadores 2008) e Internacional (finalista da Copa Sul-Americana) acreditam que podem ocupar duas das três vagas. Tricolores cariocas e colorados participaram nesta segunda da reunião do Comitê Executivo da Conmebol. Segundo foram informados nesta reunião os dirigentes dos clubes, o Peru terá até 17 de dezembro para regularizar sua situação. Se de fato continuar punido após este prazo, a Conmebol anunciaria então, no dia 19 de dezembro, os três novos representantes.

saiba mais








- Caso realmente haja punição à Federação Peruana, Fluminense e Internacional entendem que duas destas três vagas possam ser pleiteadas por Fluminense e Internacional - diz Branco, coordenador de futebol do Flu. De acordo com Fernando Carvalho, ex-presidente e atual assessor de futebol do Internacional, não se sabe quais critérios serão utilizados pela Conmebol para apontar os novos participantes. - Não existe nenhuma tendência de momento, até para que não ocorram conjecturas ou conversas de bastidores - diz Carvalho. Francisco Novelletto, presidente da Federação Gaúcha, também esteve presente na reunião e teve impressões diferentes das de Fernando Carvalho.


Novelletto disse ter tido o "sentimento" de que a Conmebol deve sortear as três vagas peruanas entre as nove demais confederações nacionais. Estas, então, apontariam, da maneira que achassem melhor, seus representantes no torneio. O imbróglio no futebol do Peru começou depois que a Federação Peruana sofreu intervenção do Governo Federal, que não reconhece o presidente da federação. Tal expediente é proibido pela Fifa, que pune com a suspensão de partidas internacionais todos os países que não têm o futebol plenamente comandado pela federação.

Governo do Peru lamenta

O Governo peruano lamentou a decisão da Fifa de punir o futebol do país, mas adiantou que não vai intervir em busca de uma solução para o problema, disse o presidente do Instituto Peruano do Desporto (IPD), Arturo Woodman. Woodman afirmou que a punição foi "resultado da intransigência da Federação Peruana de Futebol (FPF) de não querer aceitar as leis peruanas".


O presidente do órgão estatal manteve sua posição de não reconhecer Manuel Burga como presidente da federação e disse que os diretores dessa entidade precisam ser substituídos. Burga "recorreu à (...) Fifa e a decisão da Fifa é a de desligar o Peru, ou seja, em vez de apoiar o desenvolvimento do futebol peruano, para defender uma pessoa, sacrifica todo um país", afirmou Woodman.


fonte: globo